7 Filmes Muito Engraçados

O Bagunceiro Arrumadinho

Avanti! Amantes à Italiana

Tomara que Seja Mulher

1941

Um Peixe Chamado Wanda

O Balconista (1 e 2)

A Gaiola das Loucas

Jerry Lewis sempre me faz rir, de um jeito ingênuo e não muito sutil, mas por isso mesmo delicioso. O ‘Bagunceiro’ abre a lista por trazer de volta as gargalhadas que dei com meus irmãos e meu pai assistindo à cena da maca que cai da ambulância. Meu deus particular do cinema, Billy Wilder, também não poderia ficar de fora. O diretor transita com igual competência por quase todos os gêneros cinematográficos (as exceções talvez sejam o faroeste e o terror), e dessa vez ele se excedeu em seu dom de fazer comédia com timing perfeito. Jack Lemmon vem de brinde. E já que estamos na Itália, é preciso incluir Mario Monicelli nesta lista seleta. Trata-se de um dos melhores diretores de comédia de todos os tempos, sem dúvida. É difícil escolher apenas um filme. Fico com o menos cotado ‘Tomara que Seja Mulher’, que conta com um elenco espetacular liderado por Liv Ullman e Catherine Deneuve, duas deusas do cinema. A cena final é digna de figurar em qualquer antologia que se preze. Infelizmente, assisti a esse filme há quase 20 anos e já não lembro de muita coisa. Adoraria revê-lo, mas não consegui encontrar nem na Amazon. Os dois próximos filmes, ‘1941’ e ‘Um Peixe Chamado Wanda’ também foram vistos há muito mais tempo do que eu gostaria de admitir (a idade aparece é nessas pequenas coisas, vocês sabem), e portanto me lembro mais das gargalhadas que dei que dos motivos que me fizeram gargalhar. O primeiro é um Spielberg totalmente fora de contexto, com John Belushi em plena forma e cenas de pastelão delirante. Provavelmente não me faria rir hoje, mas aos 9 anos de idade a gente consegue se liberar do senso crítico com facilidade e apenas se divertir. Acho que foi a primeira vez que perdi o fôlego gargalhando no cinema – o que voltaria a acontecer anos depois, assistindo às trapalhadas de John Cleese e Kevin Kline. As duas versões de ‘O Balconista’ são o melhor de Kevin Smith, que certamente é o humorista mais inteligente de sua geração. Por fim, não poderia completar uma lista de filmes muito engraçados sem citar ‘A Gaiola das Loucas’, que só pela cena do jantar já vale mais do que uma tonelada de tolices dos irmãos Farelli.

-Monix-

Leia também:

7 filmes assustadores

About these ads

4 Respostas

  1. monix, esta semana uma amiga me fez ver como é difícil o tal timing de comédia. olha, louvor e glória a esses diretores e atores que nos fazem gargalhar.

    beijos

  2. Não conheço nem esse spielberg, nem os do Kevin Smith. No meu top também figuraria o Jerry Lewis. Outro dele que eu amo de paixão é o Boeing Boeing, com o Tony Curtis, de ter dor de barriga de tanto dar risada.
    Será que tem esses boxes com a coleção? Esse é um que eu compraria com prazer. Bons tempos em que a sessão da tarde e os domingos depois do almoço eram recheados desses filmes. Ops, olha a idade se denunciando aí de novo…

  3. [...] Leia também: Sete Filmes Muito Engraçados [...]

  4. amo billy wilder, amo jerry lewis, amo kevin smith.

    =)

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 1.469 outros seguidores

%d bloggers like this: