Instaure-se a moralidade*

Outro dia, numa mesa de bar, ouvi de alguém: “você está sendo moralista!” e, ato reflexo, comecei a explicar que não se tratava disso, não é bem assim e tal. Parti para a defensiva.

Depois fiquei pensando cá com meus botões: quando é que ser moralista passou a ser uma coisa feia? Ao que me conste, a luta era contra o “falso moralismo”, aquele da velhinha arrogante, hipócrita, que cagava regras no portão da frente e tinha pensamentos impuros na janela da cozinha.
A moralidade, antes de ganhar o sentido pejorativo que tem hoje, era um conceito muito bonito. Moral tem a ver com sentimentos nobres, com altruísmo, senso de dever, liberdade e responsabilidade.
Palavras que ficaram vazias numa época em que molhar a mão do guarda é sinônimo de esperteza, que o legal é levar vantagem em tudo, certo?, que ter um tênis de 600 reais é mais importante que o prazer de caminhar com conforto. É a época em que a mãe faz o dever de casa do filho porque é mais rápido e fácil “se livrar do problema”. Época em que o noivado do jogador de futebol é mais importante que a morte e vida Severina, que não aparece no jornal.
Isto posto, digo: sou moralista, sim. No bom sentido. E você?
(*Helena, como é mesmo o nome do seu amigo que gosta de Woody Allen? Este post é pra ele.)

Parte 2
Este texto desenvolve o tema muito melhor. Só um tira-gosto: a moral é “nos submetermos pessoalmente a uma lei que nos parece ser válida, ou deveria ser válida, para todos“. Deu pra entender?

|Monix|

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: