O xis do problema

A pesquisa sobre o cromossomo X foi divulgada. Manchete de O Globo: “Mulheres são mais complicadas que os homens.”

Pára tudo. Não é “mulheres têm biologia mais complexa”, “estrutura genética das mulheres é mais sofisticada” ou algo por aí… não. Mulheres são mais complicadas.

Incrível como as pessoas ainda não conseguiram destrinchar o nó da “igualdade entre os sexos” – nem homens, nem mulheres. Para mim, essa tal igualdade diz respeito a oferecer as mesmas oportunidades e condições, a eliminar as segregações mútuas – mulheres interditadas no espaço público, homens interditados no espaço privado – e todas as suas conseqüências, como, por exemplo, essa brincadeira é “de menina” ou “de menino” e daí por diante. Isso é uma coisa.

Oooooutra coisa, totalmente diferente, é negar que os organismos de homens e mulheres são, sim, bem diferentes. e cada um tem seu ritmo. Não é dizer que mulheres têm instinto materno e por isso precisam ficar em casa, cuidar dos afazeres domésticos, e que os homens têm um “dom natural” para os negócios ou a política, porque são mais voltados para o mundo externo. Nada disso. Mas, na minha opinião, seria legal respeitar os ritmos de cada um.

Eu acho (e sou só eu achando mesmo, no big deal) que homens tendem a ser mais episódicos, mais agressivos (no bom ou no mau sentido, se é que me fiz entender), mais diretos. E mulheres tendem a ser mais cíclicas, mais subjetivas, mais protetoras. Por diversos fatores, tanto biológicos (hormonais, será?) quanto ambientais (educação, exemplos, pressões sociais). Não acho que as diferenças sejam uma coisa ruim, não. Acho legal que cada gênero humano tenha suas peculiaridades. Contanto que isso não se torne uma prisão, né? Que aquela mulher mais arrojada não fique tolhida porque isso é ¿coisa de homem¿; que um homem mais sensível e introspectivo não seja classificado de “efeminado” ou sei lá o quê.

É como diz a Seal: difícil resistir à tentação de comparar. Concordo. Mas sei lá, ler jornal ultimamente tem me dado um mau humor…

– Monix –

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: