Uma mulher sem um homem é como um peixe sem bicicleta.

Vi a frase num imã e apaixonei na hora. Entre outras coisas porque me fez rir e eu, como reza a canção, respeito muito minhas risadas. Pensei em dar pra um casal de amigas, muito queridas, mas logo percebi que não era o caso, não exatamente. Não havia ali uma defesa da homossexualidade, mas um brevíssimo libelo contra o paternalismo e a dependência (uma via de mão dupla, inclusive, porque a frase continua verdadeira se trocarmos os substantivos de posição). O fato é que o lado feminista falou mais forte, eu comprei o imã e o colei, feliz e faceira, na geladeira lá de casa. Na manhã seguinte, ao entrar na cozinha eu encontro meu marido ao lado da geladeira, quase pregado como um outro imã. Só que a frase era: ”Quer dizer que eu não tenho utilidade nenhuma?” Tentei argumentar, apelando pros princípios liberais e libertários dele – que não são poucos – mas não houve jeito. Ele tomou a questão como pessoal e, para o bem do casamento, eu retirei o artefato da geladeira.
Mas não me dei por vencida e decidi testar se a atenção do meu cônjuge era igualmente dirigida para afagos tanto quanto para supostas provocações. E na semana seguinte a geladeira passou a ostentar um verso de Caetano: “Seu corpo combina com meu jeito“. Esperei dias, e diante do silêncio, tive que mostrar:
– Você não viu o imã que comprei pra você?
E ele, sorrindo surpreso: – Não, era pra mim?
E eu, sorrindo possessa: – Não, claro que não, evidente que era pra empregada, oras!


Helena Costa

Anúncios

2 Respostas

  1. Sei que faz tempo que vc escreveu esse artigo… mas só cheguei aqui agora (04/09/2013)… EXCELENTE! PARABÉNS! Ri e até me emocionei…
    ROBERTO

    Sim, escrevi há tempos e só hoje vi seu comentário, perdoe. Obrigada, Roberto; volte sempre.
    Helê

    Gostar

  2. Uma mulher sem um homem é igual a um peixe fora d’agua, e a recíproca é verdadeira

    Discordo, acho que as pessoas devem se sentir à vontade em seu habitat, acompanhadas ou não. Mas concordo que, se há desconforto, ele deve acometer igualmente homens e mulheres. Obrigada pelo comentário.
    Helê

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: