Baixa-estima

Baixa-estima
No Mínimo, coluna do Sérgio Rodrigues, A Palavra É…

27.10.2005 | O anúncio do “Programa Coca-Cola de Valorização do Jovem”, em meia página de jornal, começa com o pé esquerdo. Sob o título: “Auto-estima. Que matéria melhor uma escola poderia ensinar?”, um pequeno texto abre com a seguinte frase: “Alunos desmotivados têm um problema pior do que nota baixa: a baixa-estima”.
Não é de hoje que esse erro circula por aí, ululante, fruto da confusão entre “auto” e “alto”. Jornalistas de renome já foram vistos engalfinhados com ele, o que, longe de redimi-lo, os condena. Sim, o contrário de alto-astral é baixo-astral. No entanto, mil vezes não, o oposto de auto-estima não pode ser “baixa-estima”. Essa entidade é absurda. Seria como dizer que ao auto-retrato se opõe o baixo-retrato, e ao automático o baixomático.
Claro que se pode falar em “baixa estima” (sem hífen!), mas nesse caso é preciso acrescentar o que é que se considera indigno de apreço. “Tenho baixa estima a (ou por) fulana”, dirá alguém. Está certo. Mas a declaração de repúdio a fulana nada revela sobre o amor-próprio do falante.
O que o anúncio da Coca-Cola gostaria de dizer, e não soube como, é que existe um problema pior do que nota baixa: a baixa auto-estima ou, para evitar o desagradável encontro baixa/auto, a falta de auto-estima. Quanto à pergunta inicial do anúncio – “que matéria melhor uma escola poderia ensinar?” -, que tal português?

Gostei tanto, que só publicando na íntegra.

-Monix-

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: