Das mil e uma maneiras de ser racista, tendencioso e parcial em apenas duas palavras e uma legenda



O jornal O Globo de hoje publicou esta foto de Evo Morales, presidente da Bolívia. Na edição impressa consta a seguinte legenda: Índio americanizado: Morales toma coca-cola durante manifestação. Que primor, não é mesmo? Como se consegue tanto com tão pouco! Neste breve texto estão presentes concepções sobre o que é ser índio, o que é ser americanizado, o que é correto ou não para um índio fazer… Agora transformado em inimigo número 1 da nação, Evo Morales é atacado na sua característica mais genuína e inconteste: a ascendência indígena. Afinal, um verdadeiro índio não deveria tomar coca-cola, não é mesmo? Aliás, não deveria mesmo era ser presidente, nénão?

Você acha que eu estou sendo radical? Talvez. Mas tente imaginar qualquer outro presidente com semelhante legenda, algo como, por exemplo: ”Nordestino americanizado: Lula toma coca-cola em passeata”. Estranho, pra dizer o mínimo.

Bom exemplo de que aquela revista semanal é o menor dos nossos problemas, porque lá a manipulação é grosseira; portanto, evidente. Mensagens como essa, quase sub-reptícias, numa simples legenda, ajudam a construir imagens distorcidas e preconceituosas.

Helê
PS: Ao baixar a foto, de Michel Filho, do site do jornal, li a legenda preparada para a versão on line “O presidente boliviano, um ex-líder dos plantadores de coca e crítico ferrenho do ”imperialismo americano”, bebe Coca-Cola em manifestação”. Que diferença, não? A referência étnica sumiu por completo, e o texto tenta esclarecer a incongruência no ato do presidente. Resta agora desvendar as razões dessa longa distância entre um leitor e outro, por que tanta atenção com um e tamanho desleixo com outro.

114 Respostas

  1. O que faz a diferença na vida de um Presidente é a sabedoria para lidar com situações difíceis, julgando as necessidades humanas com justiça e honestidade,quanto a imprensa há por trás de uma noticia um jogo duplo muitas vezes perigoso, capaz de gerar no leitor sentimento de malícia e julgamento precipitado, devemos selecionar o que lemos. O índio pode tomar coca-cola porque ela não foi fabricada para uma classe distinta de pessoas e sim à todos.

    Gostar

  2. Devemos olhar para os valores das pessoas e não a cor da pele ou raça, vamos ser pessoas maduras responsáveis filtrar somente aquilo que é bom das noticias e procurar descartar o que não presta.

    Gostar

  3. a noticia é um meio de comunicação, obviamente sem elas muitas não saberia de acontecimentos exercidos pela sociedade.

    Gostar

  4. A noticia é o meio de comunicação, o texto que se produz, relatar algo que aconteceu que poderá acontecer, sendo que o fato em si é a história pura sem edição, o relato pode abrir a mente, atingir novas expectativas, crenças, preconceitos ou não, é a forma de interagir, e alterar opinião.

    Gostar

  5. a populaçao precisa esta mais antenada aos acontecimento em torno de si ler mais parar om pouco de ver novela e futebol se ligar mas ao seu pais

    Gostar

  6. a ingenuidade de muitas pessoas acabam, valorizando a culturas de outros, porque enquanto estão discriminando um aqui estão valorizando ao mesmo tempo outros, um presidente índio e sinal que nosso índio foi muito além do que imaginamos que coisa boa he em!

    Gostar

  7. O ser humano deveria olhar cada um para si mesmo antes de criticar alguem deichar de ser racista,e procurar ajudar,aqueles que tem o poder deve saber separar as coisas e fazer o melhor para todas as raças ou cor,sem discrimiação.

    Gostar

  8. O sentido da expressão : ” A notícia é o relato e não o fato ” é que a notícia mostra o ocorrido com uma perspectiva pessoal por trás , diferente do fato que vai mostrar o que realmente aconteceu , sem puxar para uma visão mais pessoal que possa persuadir a pensar de ‘ tal forma’.

    Gostar

  9. Ela relatou sobre seu comportamento que ao dizer ser crítico ferrenho do “imperialismo americano”acaba tomando Coca …um comportamento incongruente do mesmo.

    Gostar

  10. A notícia é o relato(narração) e não o fato, pois o que vai valer não é somente o fato, mas a posição do seu locutor ou até mesmo suas intenções ao relatar o mesmo, o que ele deseja passar.

    Gostar

  11. Aqui ressaltam o fato dele ser um índio que adotou tendencias americanas,também ressaltaram o fato dele ser presidente e estar tomando certo refrigerante em uma manifestação,não comentam o fato dele ser de ele ser o presidente do povo,não falam sobre a economia ou sobre as coisas boas,que ele fez e que melhorou bem estar social ,este informativo vem trazendo informações como de ele ser índio,estar em uma posição como presidente,diz que isso não é um cargo para ser prenchido por um índio ,que perdeu parte de sua cultura porque adaptou-se ao mundo moderno e que as vezes não se esta comportando como deveria.

    Gostar

  12. Boa parte da população infelizmente ainda andam com o pensamento atrasado, pensamento racista.”um presidente não pode ser índio, não pode tomar coca-cola”.precisamos acabar com a desigualdade social,com a criminalidade,procurando fazer valer a mesma lei e o mesmo direito para todos.

    Gostar

  13. Na verdade se torna até mesmo uma falta de respeito com toda a sociedade em si, falta de ética e de princípios…

    Gostar

  14. Onde foi parar a ética do Presidente Evo Morales,sendo comparada com os nossos Políticos de hoje……….
    (A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.)

    Gostar

  15. É um relato racista,de baixo escalão,criando uma situação através de uma noticia.Todos são iguais,independente de escolhas ou cultura,se o presidente é índio,não quer dizer que não possa compartilhar de outras culturas.

    Gostar

  16. comentario racista de pessoas que nao acompanharam evolucao

    Gostar

  17. o fato do presidente ser indio e tomar coca-cola nao quer dizer que ele vai mudar sua cultura, atos tendenciosos provoca racismo e falta de respeito.

    Gostar

  18. O relato é a forma maliciosa como foi escrita a notícia, demostrando sentimento de preconceito e racismo, se referindo a Evo Morales com índio, uma raça inferior e incapaz, desvirtuando-o como pessoa pública, além de contradizer a oposição por ele feita aos Estados Unidos da América. Sendo assim, o fato de simplesmente tomar um refrigerante provocou um encadeamento de percepções tendenciosas.

    Gostar

  19. Nós mostra que a autora mostrou um ato de racismo que foi usado contra um índio que não podia consumir um produto que ele não tinha condição de comprar,

    Gostar

  20. Considero que o simples gesto de tomar coca-cola não muda a origem do Presidente.

    Gostar

  21. O relato da autora e tendencioso, pois tentar distorcer um simples gesto de refrescar com um refrigerante, uma vez que poderia ser qualquer outro liquido.

    Gostar

  22. o relato apontado pela autora é o racismo de um indio não poder consumir um produto importado, e o fato é que ele apenas se refrescava com uma coca-cola.

    Gostar

  23. A notícia é um relato de um fato que aconteceu, onde a autora faz um comentário crítico do índio americanizado.

    Gostar

  24. é dificil nos dias atuais ter que ver coisas como essas. isso ainda é uma realidade que tem que mudar; o racismo. por cor , por nacionalidade, ou de qualquer que seja . é um desrespeito social e quando se trata de uma figura importante como um presidente , imagino o quanto foi dificil pra o mesmo

    Gostar

  25. nOSSA sociedade juga o sujeito pela forma em que este se apresenta no meio, ou seja sua aparência seu exterior e não pelo que é de fato. por isto o sujeito luta com todas as forças para obedecer as normas impostas pelas classes sociais consideradas dominantes. Podemos dizer que o sujeito é um velho imitador em vez de viver sua propria realidade.

    Gostar

    • muitas vezes pela aparência , status , ou um cargo privilegiado , aparência exterior é julgado e muitas vezes aquele que não tem status , ou uma vida bem sucedida é desprezada pela sociadade

      Gostar

  26. Dentre umas sociedade, os princípios morais são diferenciados pelo que somos, e conquistamos. O presidente Hugo Chaves e sua tomada de refrigerante, em um protesto. Um ato racista? Como presidente ,uma conquista da nação? Hilário, mas é preciso, por-se em seu devido lugares.

    Gostar

  27. O tempo da mudança chegou, da mesma forma a qual um operário chegou ao poder através de votação direita, um presidente negro nos Estados Unidos, um índio plantador de coca tem o mesmo direito. É o tempo modificando a história.

    Gostar

  28. A nossa conduta,as nossas palavras e atos tem um peso muito grande;é necessário medi-las antes antes de tomar alguma decisão,o sentido da expressão faz toda diferença.Infelizmente a crítica e o preconceito flui em qualquer área da vida.Vamos respeitar o próximo,afinal de contas todos somos humanos e sujeitos a falhas independente de ser preto ou branco,rico ou pobre,indígena ou africano …. etc…

    Gostar

    • A nossa conduta,as nossas palavras e atos tem um peso muito grande:é necessário medi-las antes de tomar alguma decisão, o sentido da expressão faz toda diferença. infelizmente a crítica e o preconceito flui em qualquer área da vida.vamos respeitar o próximo, afinal de contas todos somos humanos e sujeitos a falhas independente de ser preto ou branco, rico ou pobre, indígena ou africano…etc…

      Gostar

    • sim , mais as pessoas julgam muitas vezes , pela cor , pelo vestimento que usa pela posição social , etc …

      Gostar

    • sim qualquer área , mais julgar as pessoas a maiorias das vezes julgam pela cor raça vestimento ou posições sociais

      Gostar

    • com certeza , ex : vc coloca um homem ou uma mulher na presidencia da republica loiros de olhos azuis , normal , aí vc tem um presidente negro ou negra , ou uma nacionalidade é muito difícil pra pessoa que passa por isso ,racismo , preconceito

      Gostar

  29. o relato e a forma maliciosa como foi escrita a noticia, demostrando sentimentos , preconceitos e racimos

    Gostar

  30. todos devem olhar os erros do passado ,e tentar nao o cometer o mesmo

    Gostar

  31. O relato é a forma maliciosa como foi escrita a noticia, demostrando sentimento de preconceitos e racismo,

    se referindo a Evo Morales como índio, uma raça inferior e incapaz, desvirtuando- o como pessoa pública, além

    de contradizer a oposição por ele feita aos Estados Unidos da América. Sendo assim, o fato de simplesmente

    torna um refrigerante provocou um encadeamento de percepções tendenciosas.

    Gostar

    • é parece que o refrigerante é mais importante que o próprio Evo Morales , pois citaram , racismo , preconceito , incapaz , falaram tanta coisa de mal do Evo Morales mais o refrigerante é coca – cola né marca mundial

      Gostar

  32. Devemos parar de olhar as outras pessoas com diferença e aceitar que a diferença é algo normal.

    Gostar

    • diferenças quem faz somos nós mesmo , porque vc tem uma vida bem sucedida , bom emprego ,bom carro , casa etc … e vc analisando os fatos , reparando na vida alheias automaticamente vc depara com diferenças isso não é normal

      Gostar

  33. Não devemos ver o próximo pela religião que ele professa, pelo partido político que ele apoia, pelo time que ele torce, pela nação que ele cultua, pelo gênero musical que ele curte, pela descrença que ele cultiva, pelo sexo que ele tem mais empatia, pelos livros que ele lê, pelas histórias que ele gosta de contar, pelo tipo de comida que ele ingere, pela casa onde mora, enfim, devemos ver o próximo como um ser humano apenas, querendo pra ele tudo aquilo que queremos pra nós, porque todos nós somos diferentes uns dos outros, o que atrapalha é a maneira que o sistema capitalista-religioso nos leva a rotular as pessoas, distorcendo as informações, como por exemplo a publicação do jornal O Globo que distorce a imagem de Evo Morales situado acima.

    Gostar

    • a rede globo é uma das emissora de tv que mais manipula as reportagem distorcem fazendo isso só pra encarecer a si mesma , vc pode acreditar ou não

      Gostar

  34. O pior sentimento é o preconceito, porque para esse sentimento não existe barreiras, quantas lutas esse homem (Evo Morales), não teve que vencer pra chegar aonde chegou e depois a unica noticia que se destaca é uma tendenciosa e maldosa.

    Gostar

  35. O relato da autora é bem tendencioso porque relata o Ivo Morales de forma preconceituosa ,uma vez que,ele é citado como: “indio americanizado” e não comoo líder de uma nação que não simpatiza como estilo americano de governar.

    Gostar

  36. O relato da autora é bem tedencioso porque relata o Ivo Morales de forma preconceituosa,uma vez que,ele é descrito no blog como: ” indio americanizado” e não como um líder de uma nação que não simpatiza com o estilo americano de governar.

    Gostar

    • O preconceito é desumano, e essa atitude envergonha nosso País a cada dia, não é dinheiro e nem bens materiais que caracteriza uma pessoa a ser melhor que a outra, somos todos iguais e desse mundo nada se leva.

      Gostar

    • por isso eu digo preconceito vai sempre existir , por mais que não queiram , um indio chamado de índio americanizado , tudo errado , ele tem suas raízes é lider de uma tribo .

      Gostar

    • por isso eu digo preconceito vai sempre existir , por mais que não queiram , um indio chamado de índio americanizado , tudo errado , ele tem suas raízes é lider de uma tribo .

      Gostar

    • é um meio racismo , anti- ético , pois o indio tem sua tibo é um líder e não chamalo de indio americanizado

      Gostar

  37. o preconceito ainda é muito forte, não devíamos nos portar desse jeito. Porque somos todos iguais.

    Gostar

    • sim somos iguais mais nem todos pensam assim , no trabalho na faculdade em todo redor vai sempre existir preconceito em todas as áreas , vc negro , o pobre, ou com problemas de saude alguém vai ter preconceito por isso .

      Gostar

  38. Globazilação…. os índios tendem a serem selvagens? honrar sua cultura para serem novamente colonizados… pela exploração econômica, pelos interesses éticos? Não poderiam assistir tv ou andar de ônibus, acessarem a internet para responderem esse ED? Evo M. nessa postura provou que mesmo os índios compartilham do mundo mordeno os sabores e os interesses e as novidades, e que essa coca cola alguém pagou kkk não foi de graça.
    Concluir-se-ei… a essência da nossa educação e de nossa cultura perdura, mesmo com as influências da globalização.

    Gostar

    • primeiro será que os índios querem viver como nós vivemos , ou eles querem preservar a sua cultura eo homem não quer mais os índios vivendo como eles sempre viviam , aí eu falo cade a ética , não existe . por causa da globalização e sua influência querem que o índio saia da sua vida cultural ética pra viver dos interesses políticos

      Gostar

  39. Esse problema de olhar para as outras pessoa e esquecer de olhar pra si mesmo torna um mundo cheio de diferenças,

    Gostar

    • sim , diferenças , orgulho, inveja , ciúmes , soberba , tantas coisas pra se resolver , mudar o mundo mais tem pessoas que adora perder tempo em saber da vida do próximo, não pra ajudar e sim pra atrapalhar , fuxicar e até julgar

      Gostar

  40. Esse problema de olhar para as outras pessoa e esquecxer de olhar pra si mesmo torna um mundo cheio de diferenças e cxriticas.

    Gostar

    • é por que as pessoas hoje em dia ficam especulando sua vida controla seus passos vc pode ser tanto famoso ou não por isso que o mundo está como está se todo mundo ficasse focado em sua vida poderiamos ter uma vida melhor

      Gostar

    • porque as pessoa se preocupa muito com as opinião, com o que a sociedade vai pensa o que os vizinho vai acha, de sua maneira de vida e acaba vivendo em função dos outro e deixa de vive o ele realmente gostaria de ser ou que ele e, só pra cousa uma boa impreção.

      Gostar

  41. ainda vamos levar um tempo para deixar de falar do outro e focar em nossos problemas

    Gostar

    • sim é mais fácil vc tomar conta do problema do outro , pois vc tem um problema e problema foi feito pra se resolver e vc não resolve já do outro vc sabe que não tem o que fazer com isso vc fica tomando conta ou até mesmo julgando

      Gostar

  42. Independentes das características que nos fazem ser exclusivos a globalização atinge alvos como uma coisa inevitável, era de se esperar.

    Gostar

  43. Estamos vivendo em uma epoca de livres escolhas, podemos desfrutar do que é “bom”, os indios de hoje ja assistem ate a rede globo.

    Gostar

  44. em um mundo globalizado é fato ocorrer coisas desse tipo,países desenvolvidos abrangendo o mercado e países subdesenvolvidos sendo monopolizados pelo capitalismo,não vamos longe o brasil é um
    .

    Gostar

  45. Primeiramente temos que lembrar no século em que estamos vivendo e da globalização que estamos passando, portanto, temos privilégios de desfrutar das coisas boas independente da sua filiação.

    Gostar

  46. […] procurando “índio americanizado: morales toma coca-cola durante manifestação”, de um post nosso de 2006. Parece que o texto foi usado em uma prova – muito bem formulada, por sinal . […]

    Gostar

  47. VIVA A IGUALDADE !!!

    Gostar

    • Com tantos problemas gravíssimos para se dar atenção e resolver no Brasil, as pessoas preocupadas com o racismo,se pensam que ele é índio ou americanizado, ou não… toda opinião é sbjetiva… Pra mim isso é uma forma de desviar atenção do povo brasileiro… Nós sofremos tantas desigualdade social, que isso ai é mamão com açúcar. O Brasil precisa urgente de acabar com a desigualdade social, a criminalidade, pq hj ninguém mais vive seguro e fazer a mesma lei que vale para um pobre valer para os riquinhos, olha ai o mensalão… quem esta punido? somos nós o povo Brasileiro que tem que viver com um salário mínimo… olha o quanto um professor da rede estadual ganha e olha o tanto que ganha os homens do mensalão? ISSO É INJUSTIÇA

      Gostar

    • com certeza sim

      Gostar

  48. é uma vitoria para o brasil ser humano compromete sob influência para a sociedade ..

    Gostar

  49. Por mais que seja pequena a legenda, por mais que o gesto seja mínimo, o ser humano se compromete lealdade sob influência da sociedade, estamos cercados de questões sem respostas objetivas, ciência – religião, politica – meio ambiente. Por mais que essas questões se cercam de histórias e fatos, o ser humano tem como ênfase, julgar as atitudes mais simples e fazer que ela se torne uma tempestade, para se gerar um conflito entre culturas, e alimentar o preconceito.

    Gostar

  50. Esta vitoria é também do Brasil e do mundo livre! Vivo Zumbi e Simon Bolívar! Dilma Viva Hugo Chávez! O Presidente Grande Comandante do povo afro-indígena latino das Américas e grande líder irmão estadista de todos os povos do mundo. Venceremos Viva Hugo Chávez! Presidente! REQBRA Revolução Quilombolivariana do Brasil. Taryk Al Jamahiriya. Afro-indigena brasileira da Organização Negra Nacional Quilombo ONNQ 20/11/1970 quilombnnq@bol.com.br

    Gostar

    • Verdadeiramente para ser chefe ou precedente, tem que ser um bom admistador,uma simples legenda ajuda constuir uma boa imagens

      Gostar

      • com certeza o Brasil deve mostra quem somos com uma boa aparecia pra os demais.

        Gostar

      • Bons chefes ou presidentes, nem sempre são bons administradores, mas precisão ser visionários e ter visão ampla do sistema e se cercar de pessoas competentes, a legenda se faz necessários diante do sistema que se apresenta.

        Gostar

      • Bons chefes,bons presidentes,bons lideres quase nunca são bons administradores.abaixo ao racismo vamos lutar pelo nosso pais.

        Gostar

    • em tempos de mudança temos que acabar com os pensamentos racista ou de
      qualquer outro temos que lutar para melhorar o nosso desenpenho perante nosso pais ainda que falta mais concientizaçao do nosso povo.

      Gostar

    • aqui ele falam que o brasil ganhou tambem na quebra do racismo humano pelo o to de pele.

      Gostar

    • Quer dizer que se uma pessoa é de outra raça não pode consumir produtos americanos, na Bolívia a maioria é de descendência indígena, inclusive o Presidente, e o seu Presidente é livre para consumir qualquer produto, estamos num mundo globalizado, onde podemos consumir produtos dos mais variados lugares e com ele não é exceção. Cultura cada um tem a sua e feliz aquele que conserva a sua, não perde seus valores mesmo que a sociedade o recrimine.

      Gostar

      • PARA MIM TEREMOS QUE ACABAR COM ESSA DESCRIMINAÇÃO,POIS,SÓ ASSIM VEVERAM REALMENTE NO PAIS DEMOCRATICA

        Gostar

      • QUESTÃO 1 RESPOSTAS
        a) A notícia descrição de um acontecimento real, feito por fontes confiáveis.
        b)Quer dizer que se uma pessoa é de outra raça não pode consumir produtos americanos, na Bolívia a maioria é de descendência indígena, inclusive o Presidente, e o seu Presidente é livre para consumir qualquer produto, estamos num mundo globalizado, onde podemos consumir produtos dos mais variados lugares e com ele não é exceção. Cultura cada um tem a sua e feliz aquele que conserva a sua, não perde seus valores mesmo que a sociedade o recrimine.
        QUESTÃO 2 RESPOSTAS
        O documentário quer nos mostrar um Hitler como um herói que salvou uma nação da crise recuperou a economia e diminuiu a inflação

        Gostar

      • dependente de ser de quáquer rasa ou cor pessoa vivem sendo mais respeitado e mais livre entreprendente de ser em nosso pais.

        Gostar

    • SIM

      Gostar

      • O presidente e uma pessoa humilde, . estar aberto a negociação perincipalmente apoia os mais pobre perincipalmente na educação dando mais oportunidade. as que saõ de baixa renda com bolsa de estudos e curso tecnico gratuita .

        Gostar

    • sim pós nossa presidente e uma pessoa humilde, . estar aberto a negociação perincipalmente apoia os mais pobre perincipalmente educação dendo mais oportunidade. as pessoa com bolsa..

      Gostar

    • pense bem antes de fazer qualquer comentario… esse comentário pode acabar com sua credibelidade…

      Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.