Geopolítica, Copa do Mundo, Identidades

 Junho 28, 2006

Dia desses meu sobrinho Murilo, de 10 anos, estava lá em casa vendo um jogo da Sérvia e Fernanda Montenegro (como diz oKibe). O moleque comentou, indignado:

– Pô, tia, esse time aí era de um outro país que eu esqueci o nome, e a agora vai separar de novo, vai ter seleção da Sérvia e de Montenegro. Que palhaçada, né?

Acionei rapidamente todas as gambiarras e gatos do meu cérebro pra tentar explicar que aquilo não era propriamente uma palhaçada, mas algo bem mais complexo – que, diga-se de passagem, nem eu entendo bem, mas sei é mais do que ”um time que vai virar dois”.

Tentando ser o mais simples e menos chata possível disse que eles iam separar algo que nunca se uniu de fato; que não foram eles que inventaram isso assim, do nada. E que assim como um dia chegaram aqui e disseram que povos com línguas e costumes diferentes, que nem se conheciam, eram tudo uma coisa só chamada Brasil, lá também deve ter havido alguém (oualguéms) que tentou juntar pessoas diferentes num mesmo nome ou país, mas não deu certo.

Depois eu comentei o episódio com o marido, dizendo pra ele que se tem uma coisa que eu estudei bem no mestrado foi que essa história de nação é uma ilusão, ou melhor, uma invenção, uma coisa arbitrária, e que sempre serviu a interesses escusos. Ele me olhou desconfiado, dizendo: ”Sei não…” Pra comprovar meu argumento eu disse: ”Olha só: o que é que eu e o cara que mora lá no meio da Amazônia, num buraco aonde só se chega de barco, o que é que a gente tem em comum? Somos os dois brasileiros, mas e daí, o que é que isso significa?! Nada, eu não tenho nenhuma relação com esse cara.” Falei e fiz uma pausa. Reconsiderei: ”A não ser, é claro, pelo fato de que no sábado eu e ele estaremos assistindo ao jogo do Brasil…”.


Helê

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: