Identidades e alteridades, ainda

 Junho 30, 2006

Fora o fato da douda da Monix ter vindo aqui, iniciado a polêmica e ter me deixando sozinha com as visitas, eu estou achando ótima toda essa discussão sobre patriotismo, brasilidade, nacionalismo. A Kathleen deu um depoimento tão bacana ali nos comentários que la Outra sugeriu que a gente trouxesse aqui pra sala:

Estou morando em Manaus há alguns meses (vim de Curitiba) e sinto exatamente isso que você escreveu. Boa parte do tempo acho que moro em outro país, que por acaso fala português (assim tipo Macau, sabe). Tudo é muito diferente, a maneira de pensar, de vestir, de comer, como falar, o cuidado que preciso ter quando trato alguém para não ofender, enfim, praticamente outro planeta (meus amigos curitibanos que vieram me visitar constataram que a ligação para o inferno daqui deve ser local e não DDD devido ao calor básico).
E realmente, durante a copa, por uns pequenos instantes, me pareceu que “pertencemos” a um mesmo ideal. Confesso, foi estranho.
Cheguei a conclusão que fronteiras não são feitas pelas linhas do mapa e sim pela cultura/costumes do povo. Um grande beijo!!
Kathleen 29.06.06 – 1:15 pm 

Acho que o ainda há muitos panos e mangas possíveis nessa discussão que la Otra vai retomar quando voltar, tenho certeza. Por ora, apenas um lembrete: quando a gente diz que a e copa uma expressão de civismo, patriotismo e tals a gente não quer dizer que é a única, muito menos obrigatória, viu? E que a constatação de que ”Só no Brasil é assim” dita com alegria e não com vergonha, essa é a maneira singular que os brasileiros encontramos de estar no mundo.

Helê

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: