Mas fico com o disco do Pixinguinha, sim/O resto é seu

Trocando em miúdos, Chico Buarque e Francis Hime

Quando a Frida Monix separou-se, foi assim que foi feito: geladeira e estante para um; microondas e cama para o outro e assim por diante. Resguardados os pertences da cria, tudo o que foi adquirido, construindo e planejado juntos, tudo o que fora um dia compartilhado, foi repartido – sem fita métrica mesquinha ou balança viciada; apenas com o sentimento de respeito mútuo e justiça.

Mas essa nem sempre é a prática, mesmo entre casais de uma geração em que o papel de provedor não está restrito ao homem. Não é raro ouvir histórias de amigos, contemporâneos nossos, que ao fim do casamento saem de monza – monzabanando.
Em nome do indivisível – os filhos – preserva-se a casa ao máximo. Mas por quê, exatamente? Sabendo da extraordinária capacidade de adaptação de uma criança e do que significa a perda da presença constante de um dos pais, percebe-se que readquirir alguns eletrodomésticos não é a pior parte do trauma. Já para um homem que sai de um casamento, de uma casa e do convívio diário com os filhos, entrar num apartamento vazio e impessoal piora uma situação já dolorosa.

É claro que casamentos acabam pelas razões mais diversas e há inúmeros fatores a considerar. Pode haver quem prefira o apartamento deserto a uma mulher ciumenta, por exemplo. Também não é raro encontrar mulheres que investiram menos tempo e energia na carreira por causa da família, e que poderiam estar num patamar profissional superior. Nesses casos, é justo que elas recomecem a vida numa situação mais estabelecida que os ex-maridos, que, de fato, terão mais condições de recompor a estrutura deles.

O difícil é conciliar duas Eras que convivem no mesmo espaço de tempo. E adaptar as mentalidades de quem nasceu em uma Era e está vivendo (e irá morrer) em outra. Nós, por exemplo.

E vocês, rapazes, passaram por isso – consigo ou com amigos próximos? As mulheres, o que acham?

Duas Fridas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: