A falha do Zuenir

Acho que fez bem em ir à televisão, embora devesse ter raspado a cabeça. Aquele cabelo bombril parecendo tingido me fez entender o que ele disse uma vez, causando polêmica – que tinha “cabelo ruim”. Zuenir Ventura, “A falha do Ronaldo”, O Globo, 07/05/08, pag. 7

Ok, eu nunca considerei o Zuenir nenhum ativista pela igualdade racial, nem acho que ele tenha que sê-lo mas, pelamordedeus! Esperava que ele tivesse inteligência suficiente para não fazer um comentário absolutamente preconceituoso como esse. Sim, porque eu não espero que as pessoas não sejam preconceituosas, mas exijo que elas não exponham ou propaguem seus preconceitos, especialmente num jornal. Que decepção!

Descobri essa pérola do jornalista no blogue Palavra Sinistra e fui conferir o artigo* pra ver se não havia nenhum mal-entendido – e infelizmente não há. A frase é exatamente essa, dita assim, como se fosse a coisa mais natural do mundo e pertinente à discussão. O Rolo disse tudo lá no Palavra, eu só tenho a acrescentar que esse caso do Ronaldo foi uma oportunidade exemplar para observar um leque de preconceitos: sexuais, sociais e, last but not least, raciais também.

Uma canção pro Zuenir: Respeitem meu cabelos, brancos, do Chico César.

Helê

*O Globo mantém o texto disponível gratuitamente por sete dias, no Arquivo Premium.

Anúncios

4 Respostas

  1. Foi do cabelo. Falaram do meu. A única pessoa autorizada a falar mal do meu cabelo sou eu. E ponto.
    O post tá ótimo, tá. Mas lembrei que ontem falaram mal do meu cabelo.
    Não gostei.
    Tô só desabafando, gente.
    Desculpa.

    ps: o cabelo do Ronaldo é melhor que o meu.

    Gostar

  2. Nossa, mas o que eu ouvi de comentários desse tipo, sobre o cabelo ruim dele não tá no gibi. Terrível, me causa um desgosto…
    Beijos

    Gostar

  3. Meninas, comosempre certeiras. Post da Helê – comentário da Monix.
    Vocês enviaram email pra ele, pois é isto que valeria ser publicado na grande midia. Se bem que os blogues andam com um “ibope” bem melhor.

    Gostar

  4. O comentário do Zuenir é particularmente cruel justamente por se tratar do Ronaldo, que já tem esse histórico de raspar o cabelo para evitar mostrar o tal ‘cabelo ruim’. Em toda essa lamentável seqüência de notícias que mostram a aparente decadência física de um atleta outrora promissor, a única coisa que me dava satisfação era ver o Ronaldo Nazário pela primeira vez assumindo seu cabelo do jeito que ele é. Isso era bacana. Agora parece que os marqueteiros já o convenceram a não aparecer na televisão enquanto não emagrecer – e não raspar o cabelo. Massacram o moço por todos os lados, depois não entendem porque ele prefere take a walk on the wild side.
    Bjs

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: