Mas ninguém tem medo das corporações. As pessoas têm medo do Estado. Não é coincidência, acho eu, que o grande vilão liberal seja o Estado. E a China mostra esse Estado fazendo capitalismo e dando certo. Só isso. Como capitalismo não é grande coisa, não tem grande coisa dando certo na China. Só capitalismo mesmo. E aí aparece a crítica de que o capitalismo chinês não resolve as desigualdades. E eu digo. O mercado AMPLIA as velhas desigualdades e CRIA novas. É da natureza do mercado isso. O  que eu acredito é que um Estado forte consegue atenuar isso de forma significativa. Eu prefiro Estado que Mercado para administrar o mundo. E acho interessante podermos observar a solução chinesa. E é o que incomoda todo mundo. E aí fico mais irritada ainda. Porque eles fingem que é a antiga China que os incomoda. Mas é mentira. É a nova. Com capitalismo e Estado forte. Bem. Estado forte pressupõe, né? Um grau de controle na vida da pessoa. Tem gente que repudia. Eu não me importo. E volto pras Nikes. O Estado brasileiro controla minha vida? Não. Quem controla a minha vida é o Santander Banespa. (…) Que ligou em casa pra saber se eu estava no Panamá. Porque tinham feito um saque etc. Se eu matar um cara, não posso fugir com Visa.

Mary W.

A pessoa, quando pensa, ela pensa em qualquer situação. Pode fazer um blog só pra falar de olimpíadas, mas não tem jeito, sai ciência política, sociologia, filosofia, e até, eventualmente, comentários esportivos.

-Monix-

3 Respostas

  1. Ela é the best. Não tem jeito. Faz chover essa mulher.

    Gostar

  2. nossm Dê. adorei tb.

    Gostar

  3. Muito interessante. Fez cair umas fichas aqui.
    Faz muito mais sentido o medo das corporações que do Estado, até porque este é, por definição, limitado territorialmente e é dos poucos elementos que podem limitar o alcance das corporações.
    Mas me assusta o controle de qualquer um dos dois sobre a minha vida.

    Adorei essa visão da “limitação territorial”, Dê. Embora alguns Estados com pretensões imperiais ignorem isso. :-( Bjs, Monix

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: