A primeira corrida a gente não esquece

Domingo passado  vivi essa experiência fantástica que é correr pela primeira vez uma corrida oficial, com direito a número na camisa, chip no tênis, linha de chegada e tudo o mais. E olha, é realmente emocionante, tudo: o frisson antes da prova, a diversidade de atletas, a incerteza da sua própria capacidade, o tesão da conquista.  Que no meu caso  era correr durante toda a prova, sem caminhar. Só isso, para o meu corpinho balzaca original de fábrica, iniciante e vários quilos acima do ideal, já seria o máximo. E foi.  Quando vi a placa indicando que faltavam 300m, e pude avistar o portal de chegada, eu percebi que ia conseguir. Aí me emocionei, deu um bolo enorme na garganta e eu quase não consigo respirar! Tive que ser meu próprio Bernardinho : “Não chora, criatura, não agora, concentra!”. Deu certo e eu cruzei a linha de chegada esbaforida, mas felicíssima comigo mesma e com meu feito.

Nunca achei que poderia correr, sempre tive pouca capacidade respiratória (fumei por 15 anos). Mas caminhava desde sempre, desde que descobri que era uma atividade física mas também um tempo pra estar comigo mesma. Então comecei a correr, primeiro distâncias curtas – até ali aquela árvore, agora até aquele carro – sem nenhuma orientação, e em pouco tempo eu corria durante 30, 40 minutos, na rua (Maracanã included). Mas aí veio a gravidez, a tireóide escangalhou e o mofo deu na farinha. Agora, setecentos anos depois, eu consigo algo que pensava não estar mais ao meu alcance, e essa é uma conquista inestimável. Além de ser uma experiência absolutamente nova, algo que eu nunca fiz antes na vida – e não é à toda que a tal propaganda virou um ícone, porque acertou na veia: a primeira vez tem um sabor único e especial (que a gente prova cada vez menos com o passar do tempo).

Pois essa foi a minha estréia no circuito das corridas de rua – por uma dessas ‘coincidências’, um circuito para mulheres que leva o nome do planeta que rege Libra, meu signo, no mês do meu aniversário, algumas semanas antes de trocar de pele e celebrar. Excelente maneira de se despedir da velha idade e saudar a versão 3.9 que se aproxima.

http://o2porminuto.uol.com.br/

Créditos: Louise Chin e Ignacio Aronovich

Evento CIRCUITO VÊNUS – RJ – 2ª ETAPA
Tempo Final 00:35:52.90
Modalidade 5K
Classificação Total 851
Classificação por Categoria 154
Pace Médio 00:07:11
Vel Media Total 8,36

Helê

PS: Sem falar no cenário, viu? Que correr no Aterro do Flamengo, tendo a Baía de Guanabara, o Pão de Açúcar e o Cristo ao fundo,  é um looosho!

PS2: No site da New Balance tem uma animação sobre corrida que é sensacional, “Amor e ódio”. Sabe aquelas introduções de site que a gente sempre pula? Se vc se interessa por corrida, veja. E este link nem é patrocinado (quem me dera!)

20 Respostas

  1. […] intensamente no meu corpo, no meu sistema nem um pouco nervoso. Fiquei emocionada como naquela primeira, deu até o mesmo bolo na garganta, depois que cruzei a linha de chegada. Estava extremamente […]

    Gostar

  2. […] para quem precisa Publicado em Dezembro 6, 2008 por dufas Quando eu escrevi aqui sobre a minha primeira corrida de rua recebi vários comentários bacanas de gente que também corre, correu ou se preparava pra […]

    Gostar

  3. Helê,

    Eu consegui! Completei a prova correndo o tempo todo, sem caminhar. Lembrei de vc em muitos momentos e quando avistei a chegada – já estava nas últimas – fiquei super emocionada (programei meu MP3 para chegar ao som do “Tema da Vitória”, e deu certo!)!
    Completei os 5 km em 35:09. O mais louco é que eu passei super mla na véspera e estava com sinusite sem saber. No dia seguintei desabei de cama. Mas valeu!!!!
    um grande abraço
    Ludmilla

    Gostar

  4. Estou me preparando para viver esta emoção. Minha 1a. corrida deverá ser no próximo dia 02/11.. Estou muito ansiosa e acho que se conseguir completar, vou ficar tão emocionda quanto vc. Nunca achei que um dia pudesse correr… E olha ,acabei de fazer 44 anos!!!

    Parabéns!!!

    Vai, conseguir sim, Ludmilla. Completar é não desistir. Se puder correr, ótimo, mas não é o mais importante. Se pensar em parar, lembre que não é o seu corpo, é a sua mente tentando te sabotar (essa dica me foi passada por um corredor expriente e me ajudou muito).
    E eu estarei nessa corrida também!
    Aquele Abraço e boa corrida.
    Helê

    Gostar

  5. OI!!!!! Vc simplesmente foi o máximo….encarar na raça e na coragem não é para qualquer uma não! Vamos participar de muitas outras e vc pode contar comigo sempre,vou te apoiar,te dar carona..rsrsrsr! vamos nos organizar para todas “as das primeira vez”,irmos juntas! Grande bju e até a próxima…

    Oi, Claudinha, que bacana vc ter aceito meu convite pra visitar o boteco aqui.
    E olha, você deu mais que carona pra gente: deu força e incentivo, provando que companheirismo também faz parte dos ensinamentos de um bom professor, como você. Obrigada e até as próximas!
    Ah, e volte sempre, a casa é nossa ;-)
    Helê

    Gostar

  6. Oi amiga,
    Achei o máximo o que vc escreveu.
    Realmente é uma experiência única.(MARAVILHOSA)Senti a mesma emoção que vc.
    Essa também foi a minha 1°corrida das muitas que viram.Agora só esperando as próximas!!!!
    Beijos,

    Oi, companheira de estréia, bom te ver por aqui. Parabéns pra vc também; nos vemos na próxima, com certeza.
    Aquele Abraço,
    Helê

    Gostar

  7. Helê,
    Eu sou a moça daquele blog abandonado, que há muito roubei descaradamente um post seu, e nem mencionei que era um cleppost!
    Bom, quero dizer que me identifico horrores com as suas histórias (daí porque reproduzi acreditando qeu fui eu mesma que escrevi. kkkkk.) Que horror!
    Tb sou libriana,de 14 de outubro, e passarei a ser versão 3.2. Tb começei a correr recentemente. Ainda estou tentando alcançar a árvore da esquina, mas pretendo viver a emoção que você descreve aqui em breve!
    Beijo grande e belas paisagens!
    Renatildes

    Oi, Re. Obrigada, vc vai passar a árvore da esquina mais rápido e mais cedo do que imagina.
    Abraço,
    Helê

    Gostar

  8. Helê, vou registrar aqui novamente meus parabéns. Você descreveu precisamente a sensação. Bom demais, né? É a história da superação. Do provar pra gente mesma que se é capaz e nem precisou de um esforço tão hercúleo, não é mesmo? Treine daí que eu treino daqui pra ver se a gente se encontra pelas ruas da vida qualquer hora dessas.

    Beijos!

    Nossa, Grazi, já pensou que emoção a gente se encontrando numa corrida dessas? Assim, tipo, Volta da Pampulha, em Beagá, e de quebra encontrando outras amigas no final? Adorei a idéia.
    Beijoca e obrigada, sua corrida foi um incentivo pra minha largada.
    Helê

    Gostar

  9. Querida, já dei parabéns e dou de novo porque você arrasou!!!!

    Renata, aquela que só corre se tiver, no mínimo, um cão raivoso correndo atrás:-P

    Gostar

  10. Helê, que orgulho de vc, querida!!

    adorei o Bernardinho interno gritando com a Helê atleta, hahahaha

    Gostar

  11. Que sucesso !
    Beijos

    Gostar

  12. Hele, eu sou do seu time, um ano mais novo apenas e tambem comecei a correr de verdade a pouco tempo (5 anos no meu caso). Esse ano ganhei um brinquedinho genial, um kit Nike+Ipod, ja viu? Eh um chip que vai no tenis e manda as suas passadas para o ipod, calcula tudo: distancia, ritmo, calorias e ainda manda suas corridas para uma pagina pra voce comparar com as anteriores. Pra mim funciona como um super incentivo.
    beijos,
    Fernando

    Oi, Fernado, bacana te ver por aqui novamente.
    Eu já conhecia esse nike+ipod, mas ainda não tinha ouvido um depoimento de um usuário. Agora fiquei mais interessada; obrigada pela dica.
    Aquele Abraço,
    Helê

    Gostar

  13. “Feitiço de Áquila

    Ele corre. À noite.
    Eu caminho. Pela manhã.
    Ele dá quase três voltas no mesmo percurso em que me esforço pra completar uma.
    Eu inicio o dia com disposição e energia onde ele descarrega tensões e chateações.
    Ambos estão extremamente satisfeitos com as respectivas opções, adequadas ao estilo de cada um.
    O que não nos impediu de caminhar juntos na sexta-feira de manhã. Porque disso é que é feito um casamento, individualidades e encontros, concessões e partilha. Porque um casamento dá certo quando a gente quebra feitiços – e redescobre encantos.

    Helê”

    Pois é, as coisas mudam, ela hoje corre 5 km onde eu não me atrevo a correr nem 1km.

    Beijos amor e parabéns por mais essa conquista e quem sabe o feitiço se renova e corremos juntos em novas etapas.

    Te amo.

    Lu.

    Que lindo, Lu. É o que eu espero.
    Love you too.
    H.

    Gostar

  14. Maravilha, Hele! Tou orgulhosa por você, eu já estive perto de conseguir uma coisa dessas, agora ando numa fase tão desanimada e sedentária, mas vou ver se seu depoimento acende a luzinha de novo lá dentro de mim e eu volto. Pelo menos a caminhar.
    Parabéns!

    Espero que sim, Ana, porque a minha conquista é o resultado de várias luzinhas acesas por outras, como a minha amiga Manu, por exemplo.
    Beijo e te espero na pista, hahahaha!

    Gostar

  15. UHU! Parabéns, cooora lola!
    :)

    Gostar

  16. Helê!!!!! Parabéns!!!!!!!!!!!!!
    Que sucesso, tô feliz por você!

    Gostar

  17. uhuhhuuhuhuhuhuhhhh
    Parabéns! Parabéns! Parabéns! Parabéns! Parabéns!
    um por km.

    Gostar

  18. Parabéns, querida. Você realizou um sonho que eu também tenho. Meus irmãos e primos já correram a São Silvestre e a Maratona do rio. Só falta eu. Quem sabe com 50 anos e 50 quilos a menos eu consiga. Beijão.

    Obrigada, VP. E olha, não espere os 50 – sejam anos ou quilos :-) Eu espero deixar os meus (quilos) pelo caminho que, vc sabe, se “hace con el camiñar!.
    Aquele Abraço,
    Helê

    Gostar

  19. helê, que emoçao com seu relato! parabéns! beijos

    Obrigada, querida ;-)
    Beijão da roomate!

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.