7 Filmes de Tribunal

12 Homens e uma Sentença

Julgamento em Nuremberg

O Vento Será Tua Herança

A Costela de Adão

Testemunha de Acusação

Questão de Honra

Meu Primo Vinny

Um dos meus gêneros cinematográficos favoritos é o chamado “filme de tribunal”. Trata-se, é claro, de uma generalização, com fins mais catalográficos que de definição, já que, como se pode constatar a partir da minha lista, há um pouco de tudo: drama, comédia, suspense, filme histórico… Isto posto, vamos aos filmes. ’12 Homens e uma Sentença’, com seu ritmo quase teatral, apresenta uma interpretação magistral do jovem Henry Fonda como um jurado remando contra a maré do cinismo de seus colegas de júri. Uma aula de roteiro – pra não dizer de ética. Não sei se você notou, mas 4 3 dos 7 filmes selecionados para a lista têm Spencer Tracy no elenco. O homem era uma máquina de atuar. O mais emblemático com certeza é ‘Julgamento em Nuremberg’, que mostra o tribunal que julgou os chefões nazistas por crimes contra a humanidade. Um filme longo, denso, imperdível. De todos, o meu favorito talvez seja ‘O Vento Será Tua Herança’, um filme difícil de encontrar (eu acabei encomendando na Amazon), que assisti pela primeira vez numa sessão-coruja da vida, décadas atrás. O filme conta a inacreditável história real do julgamento do macaco, que, infelizmente, está cada vez mais atual. Tracy também está no divetido ‘A Costela de Adão’, em que protagoniza, junto com a companheira de toda a vida Katherine Hepburn, uma impagável guerra dos sexos. e no irretocável ‘Testemunha de Acusação’, cuja ficha técnica fala por si só: além de Spencer Tracy conta com Marlene Dietrich no elenco. O irretocável ‘Testemunha de Acusação, cuja ficha técnica fala por si só, tem Marlene Dietrich no elenco, é dirigido por Billy Wilder e tem o roteiro baseado num romance de Agatha Christie. Para chegar perto do monstro sagrado dos filmes de tribunal, só mesmo outro monstro sagrado: Jack Nicholson, que rouba a cena em ‘Questão de Honra’, cujo foco é a corte marcial e já nasceu clássico. Até hoje eu cito frases do personagem de Nicholson, um milico ultra-conservador, gorsseirão, autoritário, enfim, o que há de pior na raça humana, mas, é claro, carismático toda vida, como qualquer outro personagem interpretado pelo ator. Para finalizar, não podia deixar de incluir ‘Meu Primo Vinny’, que conta com Marisa Tomei numa interpretação deliciosa, com Joe Pesci histriônico como sempre e com a indefectível reviravolta no final, que, convenhamos, é o que faz os filmes de tribunal valerem a pena.

-Monix-

Gente, não sei de onde tirei que o Spencer Tracy está em Testemunha de Acusação! É o Charles Laughton que faz o papel do advogado… Abafa.

6 Respostas

  1. ótima lista! parabéns!

    Gostar

  2. Bem lembrado, Ana Paula. To Kill a Mockingbird é maravilhoso. E o Vento Será tua Herança é dos meus favoritos, Monix. Da época em que tínhamos um video betamax!

    Gostar

  3. A sua lista de 7 consegue incorporar mais um? Eu amo o To kill a mockingbird, com o Gregory Peck (como se chamou em português? Minha memória tá uma porcaria) Triste, amargo, denso, e fantástico. Pra mim, ficou para sempre como emblema de ética e correção de conduta, em todos os campos. Atticus Finch é meu herói.

    Gostar

  4. ador tb, principalmente de historias da vida real.

    Gostar

  5. as Fridas gostam do Law and Order SVU? sempre rla o julgamento, e eu acho maneiro…

    Eu até gosto, Serbão, mas não vejo muito porque tem uns casos muito cabeludos, uns com criança que eu não aguento, cara.
    Abraço,
    H.

    Gostar

  6. Eu tbm adoro filmes de tribunal. São meus favoritos, junto com filmes de ação. E da sua lista, adoro “Questão de Honra” e “Testemunha de Acusação”. Eu acrescentaria “JFK” – apesar do Kevin Costner… 😀

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: