Vida inteligente

A Ju Sampaio levantou a bola, coberta de razão. A PIX está promovendo uma votação para os Melhores da Websfera (gostei do nome) em 2009, e para isso reuniu 150 votantes que escolheram os cinco finalistas de cada categoria.

Só que na hora de criar as categorias, o pessoal pisou na bola, e feio. Está lá: a categoria Webmusa irá premiar “a menina mais gata/gostosa/simpática da internet brasileira”. A categoria seguinte é a Blogueiro do Ano, que escolherá o “blogueiro brasileiro que tenha assumido um papel relevante na sua área de atuação”.

Note bem: há diversas categorias, e em algumas delas há mulheres concorrendo. A própria categoria Blogueiro do Ano, teoricamente, poderia premiar uma mulher. Ou seja, a criação de uma categoria separada para as mulheres já chama a atenção por si só. Mas piora. A premiação não tem relação direta com o conteúdo do blog, e sim com a aparência de quem  o escreve. As autoras são classificadas como “meninas”, apesar de todas serem adultas com mais de 20 anos. Nas demais categorias, os concorrentes receberam um pequeno texto de apresentação; nesta, as únicas informações são o nome da blogueira, sua idade, seu estado civil (dado cuja relevância eu sinceramente não entendo) e por fim o link para o blog, pois esse é o detalhe menos importante, é claro.

A websfera brasileira tem muitas mulheres marcando presença, produzindo coisas interessantes, para absolutamente todos os gostos. Das concorrentes ao prêmio, conheço apenas os blogues da Mirian Bottan e da Marina Santa Helena, e delas posso dizer que com certeza merecem constar numa seleção dos melhores da internet brasileira, mas pelos motivos certos e não pelos errados.

Só para facilitar os trabalhos dos próximos jurados de prêmios futuros, preparei uma lista de mulheres relevantes (ou pelo menos interessantes) da internet brasileira. Divirtam-se.

Rosana Hermann – Querido Leitor
Cora Rónai – internETC.
Fal Azevedo – Drops da Fal
Carla Rodrigues – Contemporânea
Denise Arcoverde – Síndrome de Estocolmo
Marina W. – Blowg e Caderno de Cinema 
Mary W. – A Feminista
Lola Aronovich – Escreva Lola Escreva
Cynthia – Cyn City
Ju e Laura – Mothern
Ticcia e Belly – Mme. Mean
Cam Seslaf – Scarlett Letters
Paula Foschia – Epinion
Franka – Frankamente
Lúcia Malla – Uma Malla Pelo Mundo
Eva – Cintaliga
Meg Marques – Na Mesa de Um Bar
Cris Guerra – Para Francisco e Hoje Vou Assim
Cynthia Semíramis
Bia Badaud
Zel

Ana Maria Gonçalves
Marjorie Rodrigues

Há mais, muitas mais. Minha lista foi feita baseada apenas nas minhas preferências pessoais (e com certeza esqueci alguéns, perdoem-me). Fiquem à vontade para deixar suas contribuições aí nos comentários.

-Monix-

Anúncios

15 Respostas

  1. Obrigada por se indignar também, Monix! Eu fico estarrecida de isso ainda acontecer, ainda mais em um meio que se supõe de pessoas bem informadas, que pensam, refletem. Achei sua lista bárbara, e teria muitas outras para acrescentar. Mas pode tirar o Mothern, porque blog inativo há quase 2 anos não conta de jeito nenhum, e nem tem nada a ver com os indicados o meu protesto. Beijo!

    Ju, eu até pensei em não incluir o Mothern, mas já que estamos falando de relevância na “websfera”, é impossível não citar um blog que deu origem não só a diversos outros blogues, inclusive este, como a (que eu saiba) 2 livros e uma série de TV. Portanto, my darling, o Mothern fica. Mesmo inativo, ele ainda ressoa no que há de importante desse nosso mundinho blogue. Ah, e eu também não tenho nada contra as indicadas, pelo contrário, duas delas eu até leio e tal. Beijocas, Monix

    Gostar

  2. ai. perfeito. sem retoques.

    Gostar

  3. Leio quase todas sempre e adoro.
    Aplausos.

    Gostar

  4. Modéstia é tudo de lindo nessa vida, gurias.
    Mas faltaram as Fridas nesta sua relação.
    No mais, sou fã.
    Upa.

    Gostar

  5. Concordo com a Lili ! Faltaram as Fridas… e pelo menos mais uma : a Clara Gomes, do Bichinhos de Jardim. (E obrigada pela citação. Tô me achando…).

    ;o)

    Gostar

  6. Legal, eu tinha perdido uns links e vocês me situaram (inclusive o daqui, que estou voltando a ver…). Bjk

    Oi, Tina, wellcome back!
    Aquele abraço,
    Helê

    Gostar

  7. perfeito meninas. obrigada por esse post. qto ao Mothern, cara eu sei que tô criando um ser muito bacana, de uma forma bem legal, devo uma grande parte a Ju e a Laura , o Mothern é referencia (sem contar o bando de gente bacana que conheci através dele). Obrigada meninas =)

    Gostar

  8. Ai, que lindo, eu fui mencionada! \o/

    Então, fiquei indignada com esta história também. Porque, embora esteja em todo lugar, eu sempre fico emputecida com o fato da objetificação ser tão generalizada. Primeiro, não faz o menor sentido analisar um blogueiro ou dono de site pela sua aparência — o prêmio não é para a websfera? É consurso de beleza ou de conteúdo? No entanto, o fato de só existir a categoria “webmusa”, sem a correlata “webmuso”, é ainda pior. Porque pressupõe que, não importa o que a mulher produza, não importa se escreve bem, a única coisa que importa numa mulher é ser comível. Além disso, desconfio que o “webmuso” sequer tenha sido cogitado por estes imbecis. Afinal, tudo o que se refere à sexualidade na mídia é posto do ponto de vista masculino. Mulher não tem que desejar nada, porque ela é o objeto de desejo. Objeto não fala.

    Eu ia escrever um post sobre isso, mas acho que vc, a Lola e a Mary W. cobriram bem. Não tenho nada a acrescentar. Talvez um “puta que pariu”.

    Abraço.

    Hahahaha, esse acréscimo é de extrema relevância Marjorie. 🙂
    É um prazer receber sua visita por aqui. Leio seu blogue há relativamente pouco tempo, você foi uma das muitas boas surpresas da web nos últimos tempos.
    Beijos, Monix

    Gostar

  9. Eco: Faltaram as Fridas na lista. 🙂

    Gostar

  10. Eco: Faltaram as Fridas na lista [2] 🙂

    Gostar

  11. Faltaram as Fridas na lista!!!!

    Gostar

  12. […] por ser avaliada mais pela boniteza do que pelos blogs em si. Já escreveram sobre o assunto: Duas Fridas e Escreva, Lola, escreva… Quem levantou a bola foi a Ju Sampaio, do Mothern e o tema está […]

    Gostar

  13. […] quanto todo mundo, mas não planejava escrever sobre o assunto porque outras pessoas já o fizeram muito bem. Mas a editora da revista Pix soltou alguns comentários sobre as críticas feitas ao concurso […]

    Gostar

  14. Só para engrossar o coro: faltaram as Fridas na lista

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: