Fenômeno típico desses tempos internéticos: uma brincadeira ganha projeção e substância, tornando-se manifestação política. Segundo matéria da revista Time, em abril somavam mais de 100 mil os downloads de um certificado de “Desbatismo” fornecido por uma Sociedade Secular Nacional da Grã-Bretanha. Embora tenha estado disponível por cinco anos no site, o certificado começou a ser baixado na média de mil por semana, levando a NSS a oferecer uma versão para impressão por $4.50, que atingiu a marca de 2 mil pedidos em 3 semanas. Ainda de acordo com a Times, cada vez que o papa fala uma estupidez qualquer – como dizer, em visita ao continente mais devastado pela Aids, que a camisinha pode piorar o problema – os downloads aumentam. Uma opção interessante, nesse momento em que os ateus são conclamados a sair do armário.
Helê
Então prestenção na história. Aqui na Áustria as pessoas pagam um tal imposto desde a segunda guerra que foi o acordo que o bigodinho(eu não gosto de evocar o nome do cara) fez com o Pio XXII. Uns dizem que o papa da aceitou por que temer a perseguição aos católicos que não pagassem ou para crescer os valores na arrecadação. Mas eu sei que o povo paga seus 2% de salário e não reclama mas paga com muita raiva. Um belo dia eu tava aqui de bobs e recebi a conta. Por sorte nunca havia pagado. Hehehe dissemos que além de atoa eu também era estudante. Justificamos e pronto. Eu aprovei, mas para mim o certificado deverias ser de desprimeira comunhão. Eu que tenho engulhos quando desconhecido pega minha comida, já foi ali que já começou o meu “pobrema” com a igreja católica. Já de cara torci o nariz para o padre pegando a tal da óstia… E protestei com meus pais por que ele não me deixou retirar com a minha própria mão do tal pratinho. E aquele vinho do cálice que ele mesmo bebe e depois fica ali embembendo a óstia de todo mundo??? Mas é verdade foi assim que a coisa degringolou. Eu digo que o certificado deveria ser de desprimeira comunhão por que é ali que confirmamos a fé. O batismo a gente não tem a menor consciência, eu acho que deve ser muito ruim, o bebezinho tá ali na boa no colo da mãe com a roupinha branca e bordada, curtindo um soninho ou fazendo sua ou tentando se concentrar no quê que o cara que fala com um sotaque estranho de estrangeiro mas que nasceu ali na lapa e o cara te joga uma caneca cheia dágua sem você ter feito nada. Pô aí é dureza. Mas para o Bené, eu só digo… Pai, perdoai… ele não sabe mesmo o que faz.
GostarGostar
Gostei bastante,vou ver se faço um certificado desses pra mim.Quero ser desbatizada há anos.
Obs:Helê,respondi seu comentário lá no meu blog =]
GostarGostar
Helê: Sensacional o certificado de desbatismo. Vou aderir. Obrigado pelo link e por achar essa preciosidade.
GostarGostar
Não vou nem me dar ao trabalho.
religiões.. argh!
GostarGostar
Manda pra mim um certificado desse.
Esse Papa parece o Pelé, de boca fechada é um poeta, sem contar que é um dos responsáveis pela expulsão de Leonardo Boff da Igreja Católica.
bjs.
GostarGostar
No último post do Urbanamente há um trecho sobre o Panteão de Roma que vem bem a calhar. Tenho engulhos quando penso na Igreja destruindo as imagens dos deuses pagãos espalhados pelo Panteão. Sempre tão desrespeitosa, essa instituição!
Bjs,
Cláudia.
GostarGostar
Muito boa….
Não sei se já sou “desbatizado” mas que já faz tempo que estou “descatolizado” , isso faz.
Essa igreja católica consegue piorar seus dogmas a cada dia. E esse Papa! Calado já tá errado.
Agora, só você mesmo para achar essas coisa na internet. rsrsr
GostarGostar