Ironia

Nessas horas é que eu percebo o imenso senso de humor do Todo Poderoso (ou do Destino, se preferirem). A história é a seguinte: a Amazon criou um aparelho chamado kindle para leitura de livros digitais, os e-books. Uma espécie de ipod para livros. Você compra o tal aparelho e paga para receber por ele livros e notícias de jornais. Acontece que a Amazon descobriu que livros estavam sendo baixados para o kindle sem que a compra tenha sido feita pelo site da empresa, e então apagou os livros transferidos de maneira irregular. Mais ou menos como se, por exemplo, a Apple apagasse músicas no seu ipod que não foram baixadas pelo itunes. Ou se Microsoft apagasse do seu computador textos que não foram escritos num Word não original.

Os detalhes técnicos sobre como isso foi descoberto e como os arquivos foram apagados leiam, por favor, na notícia – que eu sou uma pessoa do século passado, como se sabe, e certas coisas eu entendo, mas não sou capaz de explicar. O cúmulo da ironia nesse babado tecnológico é que foram dois livros de George Orwell envolvidos no imbróglio, sendo um deles nada mais nada menos que 1984, aquele do Grande Irmão. Que coisa, heim?

Legendas que eu não consegui colocar sob as imagens nem por um c*: à esquerda o kindle, e à direita Mr. Orwell com cara de “Eu te disse, eu te disse!

Helê

Anúncios

Uma resposta

  1. Querida Helê, as compras foram feitas pela Amazon, sim, por meio de uma empresa parceira, como há tantas. Não foram os consumidores que fizeram bobagem. O erro foi da própria Amazon, que não conferiu se poderia vender os livros naquele formato nos EUA — não podia. E aí fez essa coisa bizarra de apagar remotamente.
    Ao que parece, essa prática estava prevista naquele mega contrato de todo software, que todo mundo clica em “li e concordo” sem ler, para poder ir direto ao assunto. Mas mesmo assim. Li um artigo a respeito que usava uma expressão ótima: “The Death of Ownership”. É mesmo muito curioso. O artigo está aqui:
    http://www.themillions.com/2009/07/amazons-orwell-repo-orwellian-move.html
    Beijos!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: