Gabriel

Essa é a história de Gabriel Buchmann. Gabriel é um economista brasileiro de 28 anos que está perdido desde sexta da semana passada no Monte Mulanje, no país Centro-Africano do Malawi, o país mais pobre do mundo. (…)

Ao longo do último ano, Gabriel Buchmann viajou por 60 países na Ásia, Oriente Médio e África. Sempre com poucos recursos, à base de carona e com a ajuda de locais. Sua intenção era conhecer o mundo, suas belezas, suas dores, seus erros, a pobreza, a injustiça dos homens contra a natureza e contra seus semelhantes. (…)

Essa seria sua preparação para o seu doutorado em Economia da Pobreza, na Universidade da Califórnia (UCLA).

Antes do doutorado, Gabriel precisava viver a pobreza. Não que ele não a conhecesse. Ainda na faculdade, embarcou num avião do correio aéreo nacional para a Amazônia, onde subiu o Pico da Neblina e conviveu com as comunidades pobres locais. Abandonou o verão do seu Rio de Janeiro para passar meses em cidades do sertão nordestino, onde fazia questão de ir àquelas mais pobres e se hospedar na casa das pessoas humildes da região. O seu interesse era a vida deles, os problemas deles.

Para Gabriel, a estrada é conhecer e viver.

Gabriel é meu primo de terceiro (?) grau – a mãe dele é prima do meu pai. Desde a semana passada, quando recebi a notícia de seu desaparecimento no Malauí, tenho me limitado a torcer para que as buscas deem resultado e ele seja encontrado são e salvo. Hoje fiquei sabendo que os amigos estão se mobilizando para enviar à região uma equipe de voluntários especialistas em salvamentos, para reforçar as buscas.

Picture_272

Os que me conhecem, sabem que eu não repasso correntes com pedidos de ajuda. Só queria divulgar o caso – que recebeu apenas uma cobertura tímida nos primeiros dias – e apresentar a vocês a história do Gabriel, que fala por si. Quem quiser colaborar pode obter as informações no blog Ajude Gabriel Buchmann. Quem for de reza, reze.

-Monix-

12 Respostas

  1. Oi, sempre passo aqui pra ler o blog e acho que nunca comentei. Poxa, fiquei muito triste por ele ter sido encontrado morto, inlusive trabalhei com um tio dele (Joaquim) e ficamos todos muito tristes mesmo. Força pra sua família.

    Haline, o Joaquim é primo do meu pai. É uma tristeza mesmo, né? Beijos, Monix

    Gostar

  2. Ai, Monix, sinto tanto… que tristeza para a família… que perda para a humanidade…

    Gostar

  3. Oi, Monix, fiquei sensibilizada pela história do Gabriel tão logo fiquei sabendo sobre ela. Andei acompanhando a história, pelo blog, e fiquei muito pesarosa com esse final nada feliz. Força pra todos você aí. Beijo.

    Gostar

  4. Pois é Monix, vi que o Gabriel foi encontrado. Infelizmente, não foi possível socorrê-lo a tempo. Mas eu tenho certeza que ele realizou sua missãoo, viajar pelo mundo, conhecer muitos lugares e ajudar a muitas pessoas com o seu sorriso e seu espírito. Alguém que se interessa pelas mazelas dos seres humanos não pode ser uma pessoa ruim. Tenho certeza ele é uma boa pessoa. Então aposto que ele está feliz consigo por ter cumprir essa etapa da vida. Embora tenha que deixar aqueles que ama. Pena sermos tão egoísta para enterdermos isso bem mas sei que o Gabriel era e é diferente e tenho certeza que ele está em paz. Em um lugar que foi reservado e conquistado por ele. E de lá sempre estará com todos que o amaram e foram amados por ele. Não se preocupe. Um grande abraço.

    Gostar

  5. Que tristeza, pelo Gabriel. Um cara que a gente sente gente boa só de olhar uma foto.

    Forçaí, Monix.

    Gostar

  6. Monix, pus um link no meu perfil do facebook…
    é mais um na ajuda! bjs.

    Gostar

  7. Tive o prazer de conhecer o Gabriel em Paris no ano passado, no primeiro dia da viagem que ele estava começando a fazer ao redor do mundo. Passamos uns bons 4 dias entre passeios de bicicleta no verão parisiense, fazendo amigos e nos divertindo, porque o verão em Paris é uma época muito boa. Nos conhecemos de maneira totalmente inusitada do tipo “Where are you from? Brasil, and you? Brasileiro também! Como é seu nome? Gabriel! Ah, eu também me chamo Gabriel!” e foi por aí. Cara gente finíssima. Taí uma foto dos nossos dias em Paris, junto com a chilena Cláudia, que acabamos conhecendo juntos http://www.flickr.com/photos/gabdietrich/2807079281/in/set-72157618209574186/
    Tenho fé que ele vai aparecer logo logo

    Gostar

  8. Conte com as minhas orações.

    Gostar

  9. Eu mesmo daqui do outro lado do Atlântico fiquei sabendo e estou acompanhando o caso. Estou rezando muito e minhas esperanças são para que ele seja encontrado logo!

    Gostar

  10. as nossas vibes poderosas já tão chegando no Gabriel, amorzinha. Pra ele estar bem, a salvo.
    beijocas

    Gostar

  11. Puxa, eu não sabia de nada disso. Acho que vi uma chamada muito por alto num jornal on line, mas não dei bola na hora. Tomara mesmo que ele esteja bem, e seja encontrado logo. Dê notícias, viu?

    Gostar

  12. Nossa, Monica… vou ajudar no que posso, na reza e na divulgação. Beijos

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.