Circuito das Estações Adidas – Inverno

Essa foi uma corrida com emoção, como alguns passeios que se faz no nordeste. Pequenos detalhes que não sairam como o combinado e encontramos nossas inscrições a apenas 2 minutos da largada. No fim deu tempo, como Caetano Veloso havia previsto. Explico: em casa, enquanto me arrumava, assisti a um trecho de Coração Vagabundo (recomendo!) em que Caetano diz que  com a idade perdemos a ansiedade, lidamos melhor com o tempo, percebemos que dá tempo de fazer as coisas. Uma hora depois, ansiosa e quase estressada, compreendi que ele tem razão.

***
Acontece uma coisa muito interessante quando participo de corridas de ruas: todas as que fiz até aqui aconteceram no domingo, com largada às 8hs. Então saio de casa bem cedo, e pego um ônibus que promove uma improvisada versão do feitiço de áquila ao reunir tribos aparentemente antagônicas, sem que haja interação entre elas. Os corredores e peladeiros do Aterro dividem o coletivo com sambistas voltando  das quadras e com boêmios renitentes, que estão deixando a Lapa com o raiar do dia. É um encontro curiosíssimo; nota-se  inveja, reprovação e admiração de ambos os lados, mas permanece uma distância regulamentar entre os grupos e um silêncio respeitoso.

E como o mundo não é assim tão separadinho como nossa cabeça às vezes insiste em arrumar, encontrei boa parte dos corredores tomando café da manhã, após a corrida, no bar. Bebendo chopp, às 9h30 da matina – e nem era carnaval, como bem pontuou a Manu.

DSC05391

***
Procurei gerenciar meu ritmo e minha animação porque  sou daquelas que se empolga com a música e desembesta, sendo obrigada a reduzir depois, sob pena de tropeçar na própria língua. No meio da prova mantive o ritmo ao som de “Toda donzela tem um pai que é uma fera” (uma canção do tempo em que a Baby era Consuelo). Corria sabendo que poderia ir mais rápido, mas era melhor não, naquele momento. Perto do fim me diverti com o tema dos Flinstones, quase me imaginando naquele carro. E pela primeira vez consegui dar o tal sprint final. Nas corridas anteriores já cheguei esgotada nos últimos 500m, mas nessa estava tocando a música do Rocky Balboa, e estava acabando, e eu achei que não podia perder a oportunidade de cruzar a linha de chegada com esta trilha. Acho que valeu a pena e teve reflexo no meu tempo final, que foi 00:30:47.90.

***
E você, Ludmila, como foi?

Helê

5 Respostas

  1. Acabo de ler em uma dessas revistas de corrida algo que concordo: “nessas corridas de rua está sempre quase todo mundo de bom humor”. Acho que todos deveriam experimentar. É ótimo participar desses momentos com você, Helê. Da próxima vez podemos nos juntar ao grupo do Belmonte para bebemorar nossa corridinha em ritmo de carnaval rsrsrrs

    Gostar

  2. Uau, Helê, parabéns!

    Gostar

  3. Nooossa, que máximo! Ou melhor, que mínimo! O tempo, claro: 5 km em meia hora? Caramba. Eu parei em julho, preguiça, férias, tal. Aí voltei ontem pra academia e marquei na esteira. Em meia hora eu só corri/caminhei 2 km e pouquinho. Ou seja, se tivesse corrido contigo, a hora que vc cruzou a linha de chegada eu ia estar me aproximando da metade do percurso, que horror.
    Tou aqui batendo palminha pra você. Beijos!

    Gostar

  4. U-A-U! Você é minha ídala, Helê! Que tudo esse seu tempo! Parabéns!

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.