Antropologia de botequim

Repara só uma coisa: em qualquer seriado ou filme americano, quando alguém está chocado, chorando, triste, o cabra chega perto e pergunta “Are you ok?” Sempre em ocasiões em que a pessoa obviamente não está. Vocês que vivem em Obamaland digam se isso é uma caricatura, mas a impressão é que essa abordagem é o default. Eu, brincando de antropóloga amadora, tendo a achar que indica um traço da cultura  norteamericana, mais distante e respeitadora dos espaços pessoais. Bem diferente da às vezes indecente intimidade com a qual nos imiscuimos na vida alheia por aqui. Ao perguntar a alguém que está mal se ela está bem, damos a ela a oportunidade de  esquivar-se, reservar-se, mentir, enfim, se preferir. No Brasil o mais comum seria perguntar  “O que houve? Qual o problema? O que você tem?”, perguntas que dificultam a evasão, pois assumem o problema como um fato – sobre o qual  você pode, quer ou precisar falar.

Não há juizo de valor nessas observações – provavelmente nem utilidade🙂 .  Talvez alguma pra diversificar o papo entre uma rodada e outra. Daí o título.

Helê

3 Respostas

  1. Helê,
    acho que não é exclusividade de Obamaland, não… em 90% das vezes, quando estou ‘down’ e alguém chega perto, a primeira pergunta é “Tá tudo bem?”… rssss

    beijos

    Gostar

  2. Nas vezes em que me prontifiquei a socorrer alguém que obviamente não estava nada bem também usei o “tá tudo bem?” mas acrescentando logo em seguida: “precisa de ajuda?”. Assim a pessoa tem por onde escapar se não quiser interferência.

    Gostar

  3. Helê,

    quando eu estava chorando, desconsolada pelo horroroso tratamento recebido na Imigração Britânica em Heathrow, após descobrir que havia perdido o vôo pra dublin por causa da mesma imigração, e eu sentei e chorei comendo um galak que a minha sábia mãe havia colocado na minha mochila, eu fui solenemente deixada em paz por uma meia hora…até que veio uma texana e perguntou: “are you ok”?😀

    Ó, tá vendo aí? Pra quem achava que era frieza dos americanos, olha os ingleses e sua fleuma. Providencial esse galak da mãe, hein? Confort food é isso aí!
    Beijo,
    H.

    Gostar

Deixe uma Resposta

