By the foot of the letter

O Millôr Fernandes tem um livro muito engraçado, The Cow Went to The Swamp, em que ele compila uma série de versões para o inglês para expressões comuns em português, só que ao pé da letra.

De uns anos para cá, as traduções dos títulos de filmes aqui no Brasil estão merecendo entrar para essa antologia. (Antigamente o pessoal era bem mais criativo, como já escrevi no blogue antigo.)

Vão dizer que não? Vejam se a tradução do novo filme do Tarantino não ficou muito mais coloquial, muito mais adequada ao nosso idioma, da forma como foi feita por nossos “irmãos” portugueses:

sacanas-sem-lei

-Monix-

4 Respostas

  1. Nem sempre eles acertam. Nunca esqueço o dia em que entrei na locadora em Lisboa e vi o filme “Minha Namorada Tem Amnésia” que se tratava do filme “Como Se Fosse a Primeira Vez”, tive crise de riso, rs.

    Nós também não acertamos sempre. Penso que o ideal seria nem traduzir.

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!
    Caraca, Lívia, isso é um clássico, tô rolando de rir aqui.
    bjs,
    Helê

    Gostar

  2. […] 2009 by dufas Finalmente fui ver o mais novo Tarantino, aquele cujo título ganhou uma tradução muito mais legal em […]

    Gostar

  3. acho q a unica coisa q falta às zoações que os brasileiros fazem dos nossos de filmes em portugal é um pouco de alteridade pra entender q, em portugal, as gírias são outras, as mesmas palavras são muitas vezes usadas em contextos diferentes, e o que coloquial mais informal lá pode zoar formal aqui (e às vezes inclusive vice-versa). :)

    Gostar

    • Concordo, Alex.
      Aliás, alteridade é artigo em falta nas relações sociais e interpessoais, de modo geral e não só no Brasil, embora aqui esta lacuna me pareça realmente muito grande.
      Acho que o estranhamento do Brasil em relação a Portugal vem da expectativa de que por falarmos a mesma língua, deveríamos ser mais parecidos do que efetivamente somos. Mas aí já entro numa viagem sobre língua, cultura e talvez semiótica, que eu mesma não dou conta de levar adiante porque me falta conhecimento da teoria.
      Bjs, Monix

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: