Viva el México!

Folheando o jornal descobri que hoje celebra-se o Bicentenário do movimento de independência do México. Um daqueles eventos que param um país, por dias até, e sobre o qual ficamos sabendo por alto, numa brechinha do noticiário internacional. (‘Bora combinar de não falar  “pesquisei”, com pompa e circunstância,  depois de 2 ou 3 cliques no Google? Então tá. ) Li uma coisinha aqui e outra ali e comecei a aprender que o buraco mexicano é mais abajo que nuestro. Na data de hoje, há 200 anos, começava uma série de batalhas que levaram o país à independência formal,  anos depois. (Sei que aqui também há questionamentos  e até comemorações distintas como o glorioso 2 de julho na Bahia. Mas prevalece versão oficial do Virundum Ipiranga).

Eu não teria chegado nem ao lide da matéria não fosse mi Sóciamada: antes do advento dela na minha vida, eu nunca tinha saboreado guacamole nem tomado uma margarita decente, vejam vocês o atraso na vida da pessoa humana. Após aceitar o convite dela para abrir o boteco aqui passei a prestar mais atenção ao México, guiada pelas cores e dores de nuestra madrinha Kahlo, e também as de seu amor maior, Dom Diego Rivera. Antes disso, minhas referências se resumiam ao Zorro e ao Ligeirinho, confesso.

Agora estou aqui, erguendo um viva ao país, torcendo para poder visitar a Casa Azul um dia e para que algum leitor ou leitora pague umas tequilas pras Duas Fridas, em comemoración – quem se habilita?

Helê

5 Respostas

  1. Meninas.
    E impressão minha ou realemente as Srtas andam com preguicinha de escrever.
    Vamos a labuta meninas .

    Gostar

  2. Mais um mexicano pra sua lista de referências, agora na arquitetura: Luis Barragán
    Dá uma olhada em algumas coisas dele, repara que essa coisa “quente”, colorida, apimentada do mexicano tá em tudo mesmo!

    Valeu, Suel, vou procurar e acrescentar mais essa referência mexicana, obrigadão!
    Beijo,
    Helê

    Gostar

  3. tequila? hoje? oba! :)

    Gostar

  4. Da minha experiência quando vivi na Cidade do México:

    – Tequila con sangrita (num desses copinhos pequenos vai a tequila, em outro do mesmo tamanho vai a Sangrita, uma espécie de suco de tomate, só que mais ralo).

    – Mezcal (não confunda com mescalina), uma espécie de tequila barata, já que tb é destilada de um tipo de cacto. (É dentro de suas garrafas que eles põem de vez em quando os gusanos, as tais larvas de que falou a Rayssa. Tem apelo exótico e não tem gosto de nada. Melhor comer alguns insetos, caso dos jumiles, uns besourinhos bem simpáticos – falei sobre eles aqui: http://agora.opsblog.org/2008/02/comidas-perversas )

    – Se a grana estiver curta, Pulque, a bebida preferencial dos peões de obra e dos desempregados, que é servida em jarras, às vezes misturada com frutas, e tomada nas pulquerias, botecos muitas vezes infectos, algumas vezes frequentados exclusivamente por homens (fui a alguns que nem banheiro feminino tinha, só um urinol encostado numa das paredes).

    – E tacos, muitos tacos, de todo tipo (Al Pastor, que parece aquele churrasquinho grego; de cesina, de cesos, de huitlacoche… tô salivando, só de pensar), seja em taquerias, nas feiras livres, nos mercados populares ou mesmo na rua, os chamados “tacos de morte lenta”, que costumam ser deliciosos para todos: você, as lombrigas e as amebas, todos em festa. :-)

    Beijos a todas

    As bebidas eu topo todas, Roitman que sou. Agora, as larvas… mas em México como os mexicanos, uma vez lá eu prometo pelo menos tentar, ok?
    Bj e obrigada pelo comentário.
    H.

    Gostar

  5. eu pago as larvas!

    foi ruim essa, né?

    Foi, mas se eu tiver que comer, que pelo menos não tenha que pagar, né? ;-)
    Beijo, querida.
    Helê

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: