Médici ou Gandhi?

Foto: Márcio José da Silva, disponível no site www.chicoalencar.com.br

Essa foto é incrível. Expressa perfeitamente um dos princípios mais caros da democracia, que é a convivência de contrários. E que contrários! O senhor da esquerda (na foto, apenas na foto!) é o deputado Jair Bolsonaro, de extremíssima direita. O da direita (apenas na foto, insisto!) é o deputado Chico Alencar, representante da esquerda democrática e libertária, considerado um dos melhroes parlamentares do país. Ambos são eleitos pelo Rio de Janeiro. Coincidiu de panfletarem no mesmo dia, no mesmo local – o calçadão de Copacabana –, usando camisas com personagens que, por motivos diferentes, marcaram seus nomes na História: um tornou-se símbolo do momento mais cruel da ditadura brasileira, redator daquela “página infeliz da nossa história” a que se refere (o grande) Chico Buarque, de tempos de medo e de tortura; outro é o símbolo mundial da resistência pacífica (e vitoriosa) a regimes antidemocráticos.

Tais como Eros e Tânatos, os princípios e ideias representados por estes personagens continuam muito vivos na política brasileira e mundial. E não nos enganemos: não são poucos os que vestem a velha camiseta com a estampa do Médici por baixo do uniforme de democratas…

Christian Morais

Mais um participação de um de nossos top leitores, o Chris.

Em tempo 1: Chico é meu candidato a deputado federal (PSOL 5050).

Em tempo 2: La Otra, quando viu a foto, espantou-se: “Tem alguém que usa uma camisa do MÉDICI???? Mesmo sendo o Bolsonaro, cara, é inacreditável.”

Poizé.

Helê

Anúncios

23 Respostas

  1. […] Christian Morais, um de nossos mais fiéis e bem-articulados leitores. Durante muito tempo, foi um dos posts mais lidos no blogue. Na época, esses dois senhores faziam campanha por uma vaga no congresso […]

    Gostar

  2. O mais chocante de tudo é que é eleito!!!!!

    Que nojo!!!!!

    Gostar

  3. Esse cara é um débil mental. Mas a imagem não deixa de ser um paradoxo: O Animal e a Presa…rsrsrsr!

    Gostar

  4. Não sei o que me causou mais repulsa: a blusa com a cara do Médici ou o comentário do Maurício aí em cima… Estou chocada.

    Gostar

  5. Na porta do gabinete do Bolsonaro, tem uma placa dizendo “Quem gosta de osso é cachorro!”, se referindo aos arquivos ocultos da ditadura militar.

    Gostar

  6. Estou pasmo! Como pode?????
    Graças a Deus meus filhos não se chamam nem Emilio, nem Jair e nem Mauricio…e palmas para o Chris que, como eu, meu filho mais velho e um monte de Homens que conheço, se orgulha em dizer que está de Chico hoje!!!

    Gostar

  7. e ainda tem gente que concorda!!!!!!!!!!

    choquei!!

    Gostar

  8. Mais uma pra se juntar ao espanto. Quem, em sã consciência, usa uma camisa com a cara de um general ditador em plena campanha política?

    Gostar

  9. Não vejo nada de democrático alguém usar uma camiseta com a foto do Médici. Na Argentina, esse cara seria processado e talvez preso. É preciso punir os nossos torturadores. É preciso reescrever a nossa história.

    Gostar

  10. Apesar de não compartilhar com as idéias do Bolsonaro, pelo menos ele tem uma plataforma sólida, um trabalho conhecido e uma ideologia que agrega a um debate sério. Ao contrário da maioria dos candidatos do PMDB, PTB, PR, DEM etc. que só têm o objetivo de perpetuar-se no poder. Acho que estes sim é que são prejudiciais ao nosso país.

    Gostar

  11. é isso ai mesmo!!!!essa esquerda burguesa está só roubando o país!!!pra cima deles!!!!pt,pv e psol partido de maconheiro!!!tinham que dormir lá no dops!!!!

    Ah, agora eu entendi qual é o problema. Se fosse a direita burguesa roubando, tudo bem. Vá lá então lutar pelo dops e o que mais quiser, mas não aqui no nosso blogue. Grata.
    Helê

    Gostar

  12. A cara e a postura deles também são impagáveis. Mas olha, eu vou falar com conhecimento de causa. Tem muita gente que vota no bolsonaro sim. Principalmente entre os familiares de militares, seduzidos por uma campanha que foca fortemente na defesa dos interesses dos milicos. O que a gente precisa é esclarecer o preço desse voto e tudo o que ele carrega consigo.

    Gostar

  13. Realmente, usar uma camisa dessas é demais até pro Bolsonaro. Emílio Gastarrazu Médici ninguém merece!
    Já o Chico, em quem eu também vou votar, mandou muito bem, pricipalmente por dar a sorte de sair na mesma foto em que o Bolsonaro, e permitir que você escrevesse esse texto muito bom e muito pertinente!

    Eu agradeço, Rangel, mas volto a salientar (uia, adoro essa palavra!) que a mensagem é do Chris, fomos só o meio – se me permite o chiste. Obrigada e volte sempre, a casa é nossa.
    Aquele Abraço,
    Helê

    Gostar

  14. Eu amo o Chico. Já o amava antes, agora amo ainda mais!
    Chico 5050!
    P.s.: Cara, tem certeza que você não montou essa foto enquanto dormia, que o Bolsonaro de fato teve a cara de pau de fazer panfletagem com a foto de um ditador sanguinário na blusa?!
    Como esse homem recebe voto?!!?!?!?!?!?!?!

    Tenho, Nathália, tenho certeza que eu não montei a imagem. Tá tudo descrito lá, a imagem está no site do Chico, e a perspicácia de analisá-la foi do Christian. É chocante, mas é verdade.
    Abraço, obrigada pela visita e pelo comentário; volte sempre!
    Helê

    Gostar

  15. Eu to de cara… La Otra tem toda razão… Mas camiseta do Médici é ainda um pouco demais e eu ainda tava achando que era do clã mecenas italiano…heheheh tolinha…

    Num é, minina? Como diz um grande amigo meu, “não há o que não haja!”.
    bj, saudades de vc.
    Helê

    Gostar

  16. Já vi uma pior… Um cara com uma camiseta do PLÍNIO SALGADO no ônibus.

    Vc acha? Não acho, não, Cacá. Mas enfim, como disse o Christian no post, essa é a essência democrática, a convivência entre os que discordam.
    Abraço,
    Helê

    Gostar

  17. Tive a mesma reação de La Otra.

    Ótimo post, ótima foto!

    Gostar

  18. credo, fantastico

    Gostar

  19. O meu espanto é o mesmo da Monix. Como alguém ainda usa uma camisa com a estampa de qualquer representante da ditadura.E o pior é que é candidato.
    Chico na veia!!!!
    Bjs.

    Gostar

  20. Fantástica foto, maravilha de post!

    Beijos às duas e viva Gandhi, que certamente está olhando de cima para o Médici

    Obrigada pelo beijo, Ricardo;os méritos do post são do leitor convidado, praticamente um colunista, o Christian Morais.
    Beijo pra vc tb, boa eleição.
    Helê

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: