Cinema e feminismo

A Alison Bechdel Rule, teste criado pela quadrinhista americana para verificar se um filme pode ser considerado feminsta ou não, estabelece três critérios praticamente impossíveis de atingir:

1) Há pelo menos duas personagens femininas; 2) elas falam uma com a outra; e 3) sobre alguma coisa que não seja um homem.

É um desafio praticamente instransponível. Em muitos filmes, quando há mulheres, elas sequer chegam a ter um nome.

Pois no sábado assisti a um filme – dos mais improváveis – que passou com larga folga no teste: Sucker Punch – Mundo Surreal. Digo improvável porque este, por nenhum outro critério, poderia ser considerado um filme feminista. Trata-se de um típico filme “de menino”, com direito a muitos tiros, explosões, matanças, destruição em massa.

Há diversos problemas que o desqualificariam como legítimo filme feminista. O mais evidente deles é que as protagonistas são mocinhas anoréxicas e seminuas que basicamente massacram todos os homens que veem pela frente – o que pode ser considerado um desserviço à “causa”, pois passa o recado de que o que as feministas querem, na verdade, é suplantar ou destruir os homens, o que obviamente não é verdade.

Além disso, todas as ideias que a mocinha usa para escapar da prisão em que se encontra vêm de um homem que aparece em seus delírios.

Ou seja.

Mas enfim, com tudo isso jogando contra, o fato é que 1) há seis personagens femininas no filme, todas com nomes; 2) elas falam umas com as outras o tempo todo; e 3) sobre diversos assuntos, tais como planos de fuga, liberdade, histórias de família etc, e inclusive sobre os homens que são seus algozes.

Não sei se o filme é uma desmoralização do teste de Alison Bechdel ou uma prova de que ele faz sentido. É um bom filme de ação. Mas vai agradar mais aos meninos que às meninas, eu acho.

-Monix-

9 Respostas

  1. […] e seduzem, sejam no oceano ou no espaço. Gostei dos papeis femininos, se vacilar até passa na Bechdel Rule. E “I will survive” nos créditos final foi uma ótima […]

    Gostar

  2. Oi, querida! Eu sempre achei esse teste meio limitado, e aqui vc mostra bem por que… replicar filmes de ação tradicionais com personagens mulheres não faz do filme um filme feminista, né? Pode ser curioso e tal… mas acho que o teste é útil “no negativo”, no sentido de mostrar os que não são mesmo. No positivo, é só pra começar a conversa!

    Gostar

  3. Minina, sabe que, se não me falha a Danada, o “127 horas” passa no teste?!

    Gostar

  4. Bom dia, tudo bem?
    E o meu primeiro comentario no seu blog apesar de ser leitora ja ha algum tempo.
    Eu conheço varios filmes que não classificaria de feministas ou machistas. Varios onde o papel feminino é de muita relevância e elas não falam so sobre homem. Mas para assistir esse filme teria que se sair um pouquinho do circuito dos filmes hollywoodianos

    Gostar

  5. Posso estar enganadíssima, mas achei Death Proof, do Tarantino, feministíssimo – apesar de haver papo sobre meninos em alguns momentos. Colocaria na lista dos que fogem à regra As Horas (que poderia entrar na categoria ‘filmes melhores que os livros’, não fosse Nicole Kidman) e Thelma e Louise. Mas há outros, poucos, claro. Bjks

    Gostar

    • Oi Tina! Sim, é possível que Death Proof passe no teste, teria que rever para ter certeza. Thelma e Louise sem dúvida, pra mim é um dos poucos filmes que pode ser considerado, sim feminista mesmo se anialisado por outros critérios. Beijos

      Gostar

  6. Duas Fridas *****
    wordpress MENOS dez

    Abrir o blog e deixar comentários, às vezes, é um exercício de GRANDE paciência.
    Será só comigo. oH, my dog!

    Gostar

    • Claudim, eu não consigo entender qual poderia ser o seu problema para comentar… eu entro com facilidade de diversos computadores, nunca tive dificuldade. Alô leitores, alguém mais tem a mesma queixa? Quem tem e por motivos óbvios não consegue responder aqui, escreve pra dufas@gmail.com e desabafa com a gente! Beijos

      Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.