Eulálios

Eulálio representa um Brasil que está morrendo tanto quanto ele – e que, como ele, quando morrer não irá fazer muita falta. Com o perdão do clichê, a saga dos Eulálios retratados por Chico Buarque no livro Leite Derramado é um retrato de um Brasil que em 100 anos passou do país onde fazia sentido uma vida baseada na lógica de ‘meu nome abre portas’ para o país que responde ‘não fode, vovô, conta outra’.

Para mim, o grande mérito do livro é o cuidado com o texto. É uma fala que traduz uma mente senil, com devaneios, histórias repetidas e a cada vez recontadas de outra forma; parece fluir facilmente, mas é bastante evidente que houve muito trabalho para se chegar a essa aparente facilidade.

O outro livro do Chico que li (Budapeste) não tinha me tocado tanto quanto este, que ganhei de presente no ano passado. Foi daquelas leituras cativantes, de um fôlego só. O protagonista/narrador – um homem que sob qualquer outra circunstância seria detestável – aos poucos nos cativa apesar de seus dramas equivocados, sua arrogência patética, seu anacronismo farsesco. A decadência é algo que de certa forma provoca minha solidariedade.

-Monix-

2 Respostas

  1. Sócia, sua empatia com a decadência explica-se pela sua identificação com a realeza, ué. 🙂
    Depois que eu devolver pelo menos 2 dos seus que estão comigo, peço esse também.
    besos
    Helê

    Gostar

  2. Monix,

    Leite derramado é o meu livro preferido do Chico. Ele flui e a gente lê de uma batida só. Você descreveu tão bem essa coisa ” do meu nome abre portas”… e eu, que sou de fora, identifiquei muito essa situação com a lógica do Rio, com seu passado de sede do Império e ex capital…mas devem ter Eulálios em todas as regiões do país e herdeiros que não perceberam a mudança. Não me lembro de ter tido algum laivo de solidariedade, apesar do personagem cativante. Se tive, fechei a página, topei com um tipo parecido na minha vizinhança, e dei graças por este ser um capítulo que está ficando pra trás na nossa história.
    Beijos,

    Geide

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: