Capricha no make-up

Minha adolescência coincidiu com o auge da era new-wave, quando usávamos gel no cabelo (com glitter, e muito), sombras nos olhos em degradê, muito blush roxo e batons cintilantes.

Talvez por isso, depois de adulta adotei o visual cara-lavada como norma. Até ingressar no mundo corporativo, em 2002, não usava nem esmalte nas unhas. Fazia manicure uma vez ao ano, para passar o Natal e o Reveillón com as mãos bonitinhas. Passava um corretivo para disfarçar as olheiras, que sempre foram profundas, e um batonzinho que se esvanecia em duas horas. E só.

Até que, há algumas semanas, fui a um casamento muito chique e badalado e precisei dar uma caprichada no visual. Mas, como não acho que maquiagem seja uma coisa assim tão importante, me recusei a pagar uma conta de três dígitos no salão. Por sorte minha amiga brasiliense Nessa estava no Rio e se prontificou a me ajudar. Convidei Helê e – voilà! – estava orquestrada uma sessão de maquiagem, penteado, produção e fofocas.

A Nessa me ensinou alguns truques básicos, e outras coisas eu fui lembrando da época da maquiagem new-wave-degradê-de-roxo-com-lilás. Ainda consigo passar o lápis tanto na parte interna da pálpebra inferior quanto na parte externa da pálpebra superior, sem borrar. A Helê é muito melhor que eu nesse quesito, mas eu não chego a dar vexame. Aprendi (mais ou menos) a passar o rímel sem deixar preto o nariz ou a parte de cima das bochechas (por causa da piscada de olho, quando fica com excesso). A Nessa me explicou que tenho que passar primeiro a base, para uniformizar o tom da pele, e depois o corretivo, que dessa forma fica mais disfarçado.

O resultado ficou do jeito que eu queria – discreto, mas valorizando os traços do meu rosto.

Aí aconteceu uma coisa que eu não estava prevendo: viciei. E então a pessoa dorminhoca e cuja manhã já é suficientemente corrida precisou incluir 10 a 15 minutos a mais nas rotinas matinais para poder sair de casa maquiada. Para qualquer lugar. Seja o trabalho de todos os dias ou uma festinha infantil, M.A.C. é meu pastor e nada me faltará.

-Monix-

8 Respostas

  1. O povo quer saber: e a foto do antes e depois?

    : P

    beijos, garotas

    Gostar

  2. fiquei lembrando da sombra degradê dos anos 80, céus, pq eu sabia fazer isso com 12 anos e só consigo passar rimel transparente sem borrar? 🙂 Só quero ver até quando vai durar seu novo vício, rsrsrs!

    Gostar

  3. Uaaaaau. Q emoción aparecer no Dufas assim! E que orgulho saber que Dona Monix agora é uma pessoa que acorda mais cedo pra se maquiar.

    🙂

    Gostar

  4. Ahahaha…. eu sempre adorei make. Mas fazia pra ficar com cara de cara lavada. Só de um tempo pra cá é q deixo verem. Mesmo assim,nem sempre. Comprei o baton nude da Contem 1g, lindo. Aí vc pinta o olho e…
    Mas sempre sempre sempre fui viciada nisso. Na minha casa (mãe, avó etc) não tem essa de chinelão. Neguinho é chique paca. Pra dormir sozinho. Minha mãe usa pijama de cetim. Minha avó já acordava arrumada. Vestida de branco (quase sempre a blusa era), sapato, cabelo escovado. Nunca vi malamanhada.Isso pega….

    Gostar

    • Minha família é assim também, Renata. E eu também uso pijama de cetim pra dormir sozinha, hahaha
      Mas esse hábito de andar maquiada eu realmente não tinha “herdado”, só depois de véia é que resolvi aderir (talvez por isso mesmo…)
      Bjs

      Gostar

  5. Eu, pouco original, também quero fotos!

    Gostar

  6. Ah, pois então. Começa assim, daqui a pouco você não sai de casa sem esfumar a sombra nos cantos.
    Porque, né. A gente só não está ficando mais nova.

    Gostar

  7. Isso, isso. Dou o maiorrapoio. Cara lavada é coisa que só fica bem pras meninas de 20 anos. A gente bem tira proveito de uma “disfarçadinha”.

    Gostar

Deixe uma Resposta

