Monstro de olhos verdes

Sobre toda estrada, sobre toda sala

Paira, monstruosa, a sombra do ciúme

Caetano Veloso

Muitas vezes ouvi de amigas: “mas como você consegue não sentir ciúmes?” E explico: mas quem disse que não sinto ciúmes? Sou humana, ora pois. Só que aprendi (aliás, estou aprendendo, certas tarefas nunca são encerradas) a compreender o ciúme como um problema meu, e não do casal. Perceber desta forma muda tudo. Eu preciso lidar com o sentimento, e não nós.

Qual é a diferença, direis? Acontece que quando a pessoa A sente ciúmes da pessoa B por causa da pessoa C, o relacionamento entre A e B traz para dentro de si C. E isso não é algo muito inteligente a se fazer. Mesmo que não sinta nada por C, o estrago já está feito. A e B irão jantar fora, num lugar bacana, e a sombra de C estará sentada à mesa junto com eles. Viajarão e levarão C na bagagem. E por aí vai.

Claro que esta é uma racionalização e ninguém controla os próprios sentimentos – aliás, ninguém em sã consciência defenderia isso: faz mal, dá azia, dor de cabeça e até câncer. Mas podemos, sim, tentar lidar com nossos sentimentos em vez de nos tornarmos escravos deles. Esse negócio de “minha vida é um livro aberto”, “amor, no que você está pensando agora?” só atrapalha a vida afetiva das pessoas. Um pouco de sombra não faz mal a ninguém.

Tive a felicidade de me relacionar com quem também não acredita no ciúme como demonstração de amor. Sei que em muitos relacionamentos esse jogo é essencial para provar a importância que se dá ao outro. Comigo não funcionaria, detesto me sentir cobrada ou injustiçada. Quero confiar e ser digna de confiança, respeitar e ter meus sentimentos respeitados, como todo mundo. Mas tenho um caráter meio independente, não quero abrir mão de ir a lugares que minha cara-metade não curte, ou, pior, ter que ir a lugares que não quero só pela obrigação de acompanhá-lo. Como diria Edgard Scandurra, eu sou eu e você é você. E isso é o que mais me agrada.

-Monix-

11 Respostas

  1. Perfeito! Concordo, concordo e concordo. Sentir ciúmes, OK, brigar por ciúmes não dá!

    Gostar

  2. Pessoas que acham que sentir ciúme é prova de amor, vivem uma prisão, não uma relação. Ok, tem quem só viveu prisões e ache que isso é o normal. Não funciona pra mim tb. Não sinto ciúmes e sinto mais de amigues do que de namorados.

    Adorei, seu cálculo Monix! Não tem que demonstrar ciúme, se ele chegar, de um chega pra lá nele. E adorei isso de trazer a pessoa C pra relação. Não tinha pensado nessa perspectiva e vc está certíssima!

    Sobre as sombras e mistérios, bem, acho que cada relação é uma relação. já vivi relações que elas existiam e estou ha 10 anos (uau! 10 anooss!) numa que somos super sinceros. Mas até q vem funfando legal.

    Gostar

  3. Hahahaha, Hele! Eu ia tentar dizer algo digno, mas depois dessa, recolho-me. Eu também tenho ciúmes dos amigos, somos duas.
    Mas só um pouquinho. :)

    Gostar

  4. Pois eu descobri que tenho ciúmes dos meus amigos; pronto, falei.

    Gostar

  5. Tina, já ia mesmo linkar esse seu post. Monix, admiro profundamente quem aprende a lidar com o ciúme. É o que eu sempre digo, sentir, ninguém controla. O que você faz com o sentimento, sim. Acho muito evoluído essa coisa de colocar em perspectiva e ver como um problema de quem sente e não de quem é alvo. :-)

    Gostar

    • Tina, eu não acho que passe por falta de confiança não, acho que é só uma coisa que a gente sente, muitas vezes sem explicação…mas, enfim, achei legal porque não tinha lido ainda esse seu post e não é um assunto sobre o qual as pessoas escrevam muito, né? beijos

      Gostar

  6. Monix , concordo plenamente com você .
    Acho o ciúme uma doença que deveria ser tratada em consultório.
    beijos,

    Gostar

  7. Putz! bom demais… beijos,

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.