Vergonha

Quem mora no Rio já está acostumado a ter um lado meio guia turístico amador. Ao longo do ano, muitas vezes recebemos aquele e-mail ou telefonema tão familiar: “oi, meu amigo gringo / filho / cunhado está indo passar uns dias no Rio, você teria uma sugestão de passeio / hospedagem / balada / restaurante?”

No meu caso, é um prazer atender esses pedidos. Além do fato de ser apaixonada (ainda que nem sempre tenha razões objetivas para isso) pela cidade, desconfio que tenho mesmo uma vocação reprimida para guia turística – não é para “me gabar” não, mas meus e-mails com dicas de viagens não costumam deixar o cliente insatisfeito. 🙂

Quando recebo hóspedes de fora, o único passeio a que faço questão de leva-los é um giro pelo Centro do Rio. Pode ser a Cinelândia com seus prédios históricos e o suntuoso Cinema Odeon BR; uma caminhada pela rua do Lavradio, ou a Praça XV, ou a Gonçalves Dias com a imperdível Confeitaria Colombo; a travessia da avenida Presidente Vargas com a igreja da Candelária “de costas”; ou a renascente Zona Portuária, com o charmoso Largo de São Francisco da Prainha, a Gamboa, a confusão da Praça Mauá.

Uma recomendação que nunca falta é que o visitante tire um tempinho para ir à Lapa e a Santa Teresa, dois lugares onde o Rio é mais carioca. Quem vem de fora costuma ficar muito restrito ao circuito Zona Sul – praias, e essa é só uma face da cidade – uma parte importante do que somos, mas não a única.

Por tudo isso, o acidente com o bondinho de Santa Teresa, um cartão postal valioso da cidade, é imperdoável. Não dá para aceitar o descaso das autoridades responsáveis pela manutenção dos bondes e pela segurança dos passageiros. Já seria um acidente gravíssimo em circunstâncias normais (um meio de transporte, que leva pessoas de um lugar a outro, administrado pelo Estado, tem que estar acima de qualquer dúvida no que diz respeito à segurança). Mas em se tratando de um ponto turístico importantíssimo de um município que vive de sua reputação de Cidade Maravilhosa, sinceramente, não dá para relevar nem atenuar. Espero que o luto dos próximos dias tenha pelo menos o efeito de catalisar as mudanças importantes que precisam ser feitas no sistema de bondes de Santa Teresa.*

-Monix-

* Espero porque sou de esperança. Os fatos não nos deixam muito espaço para otimismo.
Anúncios

3 Respostas

  1. Há um tempo venho por aqui e quero dizer que gosto muito do que vcs postam; interessante, inteligente e tb, como o de agora, importante
    O que aconteceu é reflexo do abandono que nosso Estado/ Cidade vem vivendo; com sucateamneto da saúde, segurança de fachada e culminando com a completa negligencia com a conservação de mais um meio de transporte ( não bastasse os escandalos da supervia, os apagões e supelotações do metrô o derrespeito dos ônibus ) esse um dos mais charmosos, além de lindo cartão postal, dessa cidade que teima em ser bela, ainda que mal tratada por esses políticos inescrupulosos .
    Desculpem o desabafo.. não dá pra se resignar sempre!
    Bjs e obrigada pelo espaço
    Continuem assim, especiais!!

    Obrigada, Ana, mesmo. E não, não precisa se desculpar, fique à vontade porque a casa é nossa, tá?
    Volte sempre e deixe as pegadas que quiser, desabafos inclusive.
    Aquele Abraço,
    Helê

    Ana

    Gostar

  2. Meninas, mais uma destas estranhas coincidências que nos unem…um novo post ao encontro do momento em que vivemos. Uma das vítimas do acidente, que não é turista, de 12 anos, é nossa vizinha de porta, colega de escola da Clara, quase uma irmã pra minha filha, muita amada … estamos arrasados e de luto. Como pode tanto descaso? Já imaginaram a dor desta mãe, no hospital sem poder se despedir da filha? Estamos destroçados…

    Eu li no seu face, Gei, mas não fiz nenhum comentário porque não há palavras para uma coisa dessas. Sinto muito, Gei. Receba meu carinho.
    Helê

    Gostar

  3. acho a pista cláudio coutinho, na Urca, imperdível. A paisagem é tão linda.
    Beijo, gatotas

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: