Dia 4 – Melhor diretor

Billy Wilder. Este eu consigo dizer sem dúvida nem medo de estar esquecendo de algum outro que pudesse ocupar o posto de “melhor”.

Sou absolutamente fã do diretor, e ao meu lado tenho uma legião de cinéfilos e cineastas que também o são. Há vários motivos para se admirar o austríaco que fez carreira na Hollywood dos anos 1940, 1950 e 1960, a fase áurea do cinema no século XX, na minha opinião. Alguns deles são Sabrina, Se Meu Apartamento Falasse, Irma La Douce, A Montanha dos Sete Abutres, Crepúsculo dos Deuses, Quanto Mais Quente Melhor, dentre tantos outros. É impossível dizer qual é a obra-prima deste artista, pois são várias.

 

 

 

Para mim, o que qualifica Wilder ao posto de melhor diretor é a facilidade com que ele transita por diversos gêneros cinematográficos. A impressão é que com exceção de ficção científica, terror e western, ele fez de tudo.

-Monix-

 

Anúncios

2 Respostas

  1. Nossa, concordo demais! Não sei se tenho um filme favorito, mas se por ‘favorito’ eu puder entender ‘aquele que já vi trocentas vezes como se fosse a primeira vez’, esse filme é Quanto Mais Quente Melhor. Tudo nele é perfeito: história, atores, humor, classe. Wilder realmente era O cara. 🙂
    bjk

    Gostar

  2. Nem consigo decidir qual filme dirigido por ele eu gosto mais. A cena final de Quanto mais quente melhor é primorosa, mas o “estou pronta para meu close-up” é de arrepiar. E tem testemunha de acusação, Sabrina, Farrapo Humano, ai, jisuis, isso, assim, de cabeça…escolha brilhante, delícia de meme.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: