Calçada lisa, eu quero uma pra viver

Gente, na internet não há o que não haja. É muito legal achar nossa turma, seja ela qual for. Minha turma é a das pessoas que reclamam das calçadas péssimas do Rio de Janeiro. (Eu sou uma pessoa que cai.  Ou seja. Ando tensa pelas pedras portuguesas do Centro da cidade.)

Esta semana ouvi no rádio que foi feita uma pesquisa sobre a qualidade das calçadas brasileiras. E adivinhem? Nas 12 capitais pesquisadas, o Rio ficou em penúltimo lugar, perdendo apenas para Manaus. Para mim não foi surpresa nenhuma.

Enfim, cidades são feitas para pessoas, e estas primordialmente caminham.  A necessidade de calçadas de qualidade vale para todos:  jovens, adultos e também para crianças, idosos e pessoas com deficiência física, que demandam pavimentos bem nivelados, sem buracos, e dotados de rampas de acesso para cadeiras de rodas.
Portal Mobilize Brasil

O asfalto da cidade também é uma porcaria. E de forma coerente com a escala de valores que vigora por aqui, a operação “Asfalto Liso” começou antes da mobilização pelas calçadas lisas. Afinal carros geram o pagamento do IPVA. Já os pedestres, sabe-se lá o que pagam, se é que pagam.

O que esse povo esquece é que todo mundo anda.

-Monix-

 

3 Respostas

  1. Isso é muito engraçado de ler. Sou de Recife e moro no Rio há três meses. E quando falo do tanto que gosto de morar aqui, falo das calçadas como exemplos. Na minha cidade, elas simplesmente não existem (ou são estacionamento, ou são estreitas demais, ou são completamente esburacadas, ou têm raízes que destroem tudo e a lista de “ou” só cresce). Em Recife não tem calçada porque só anda aqueles pobrezinhos, desfavorecidos que não têm carro. Em outras palavras, quem vai te assaltar. E essa é a mesma razão para os motoristas tentarem matar ciclistas enquanto dirigem. Aqui as calçadas existem, largas e cheias de gente.

    (Ou talvez eu ainda esteja na fase do deslumbre, e não há pedra portuguesa fora do lugar que possa competir com encantamento) =)

    Gostar

  2. A Fer foi direto no ponto. Nada mais a declarar.

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.