Ir onde o povo está

Depois da fase de “queimar sutiãs” (mesmo que metafóricos), das conquistas pós-feministas e até mesmo do retrocesso dos últimos anos (que trouxeram à pauta termos complicados como backlash e slut shaming), parece que o feminismo está voltando a ser tendência*. Isso é ótimo, mas até hoje, em pleno século XXI**, ainda há quem ache que “tudo já foi conquistado”, “feminismo pra quê, se as mulheres mandam no mundo” etc.

Então o “movimento” (eu falaria mais em “movimentos feministas, porque são tantos) está saindo novamente às ruas, o que, nunca é demais repetir, eu acho ótimo. Por exemplo, a Marcha das Vadias me parece uma ótima resposta, ao mesmo tempo bem-humorada e politizada, à cultura de slut shaming que citei ali em cima. Já os protestos sem-noção do Femen eu não curto, porque não parecem contribuir para ampliar a reflexão dos segmentos menos progressistas da sociedade – e provavelmente atingem o objetivo oposto. É uma abordagem útil para mobilizar quem já é convertido, mas dá uma visibilidade muito negativa para quem não gosta de pensar no assunto.

Para falar com essas pessoas, soa bem mais eficaz dizer que “pessoas feministas são mais felizes” – ainda mais quando a afirmativa é baseada em pesquisa científica (por mais furada que seja a metodologia, e por mais clichês que sejam as conclusões), e publicada em revista voltada a um público bastante jovem e curioso.

Todas as militâncias têm lá o seu papel, mas quando eu vejo a cultura mainstream incorporando temas antes restritos às vanguardas, não posso deixar de achar uma coisa boa.

-Monix-


* Pronuncia-se “temdemça” 😛
** E a gente achava que este seria um tempo tão moderno. Hmpf.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: