Eu que agradeço

Ontem, indo para uma festa no Arpoador, peguei um ônibus para atravessar Copacabana. Fui recebida pelo cobrador mais entusiasmado que já vi: no saudou com um sorriso e um animado “boa noite”. A cada vez que o ônibus se aproximava de um ponto, anunciava, a plenos pulmões: “próxima parada Figueiredo Magalhães, Siqueira Campos, metrô”. Disse a ele que este era um serviço muito útil, que deviam gravar as mensagens e reproduzir em toda a frota. Ele respondeu que faz essa rota há quatro anos e que já conhece tudo, mas os passageiros nem sempre sabem onde devem descer. “São turistas!”

A cada parada, as pessoas desciam felizes, agradeciam, e ele respondia com perguntas sobre suas cidades de origem, fazendo brincadeiras sobre bairros e times de futebol. E no final, repetia o mesmo bordão: “eu que agradeço pela companhia de vocês”.

Eu já trabalhei em plantões de Natal, Ano Novo e Carnaval, pois mesmo nos feriados as pessoas querem ver notícias – por isso, sempre fico solidária com os médicos, enfermeiros, motoristas e cobradores, taxistas, lixeiros, porteiros, ambulantes, garçons, cuidadoras e babás, enfim, todos os profissionais que precisam abrir mão de seus feriados entre família e amigos para fazer seu trabalho. Mas nunca tinha visto uma pessoa cumprir essa tarefa com tanta alegria. Foi uma maneira muito especial de me despedir do ano que terminava, e gosto de acreditar que o seu Ramiro ajudou a preparar o terreno para um 2014 mais positivo.

Se me permitem a metáfora barata, no fundo nossa vida é mesmo uma viagem de ônibus, e a gente pode escolher atravessar essa grande Copacabana reclamando, resmungando, ignorando quem está à nossa volta, ou podemos receber quem chega, seja quem for, com um sorriso, e nos despedir, sempre, com gratidão.

Então, antes que a viagem acabe, quero dizer, de coração: eu que agradeço a companhia de vocês.

-Monix-

Anúncios

4 Respostas

  1. não por isso.
    o prazer é todo meu ;c)

    Gostar

  2. Um ano maravilhoso pras Fridas!! Obrigada pelos belos textos! 🙂

    Pra você também, Ana! Obrigada você por ler e comentar!
    Beijo,
    Helê

    Gostar

  3. Que legal!

    Gostar

  4. Opa, foi antes, amo gente feliz assim!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: