Com as próprias pernas

Quando me separei, tirei férias para cuidar da mudança – além da mudança em si, e da própria separação, havia todas as providências relativas a estes dois processos difíceis com uma criança de dois anos a bordo. Foi um mês procurando apartamento, encaixotando coisas, depois desencaixotando, etc. Na véspera de voltar ao trabalho, mamãe chegou na minha casa com 300 reais na mão e me mandou ir ao salão fazer as unhas, hidratar os cabelos e fazer uma escova, porque não podia chegar no escritório “daquele jeito”.

Poucos anos depois viajei sem meu filho e ela passou um bom tempo na minha casa, dando uma ajuda nos cuidados com ele. Quando voltei, ela me comunicou que tinha ligado para orçar a troca do blindex do banheiro, que estava “caindo aos pedaços” e “muito perigoso”. E disse mais: que só não tinha mandado fazer o serviço porque refletiu e achou que se alguém trocasse o blindex da casa dela sem consultá-la ela não gostaria.

Assim era minha mãe: gente que faz. Ou, como definiu minha prima, ela era a resposta para todas as perguntas.

Há poucas semanas, meu carro foi rebocado e precisei enfrentar a via-crucis da burocracia brasileira. Estava na casa dela quando contei meu drama, e a solução e a ajuda vieram da minha cunhada e do meu irmão, o caçulinha da família. Ao presenciar a cena, fico imaginando que ela deve ter pensado: posso descansar – eles já sabem se virar neste mundo sem mim.

-Monix-

17 Respostas

  1. Que lindo, Monix!

    Liked by 1 person

  2. Lindo texto.
    E eu também me separei quando a criança tinha dois anos….
    Beijo.

    Liked by 1 person

  3. Oi Monica
    Ela sempre tinha uma solução para tudo.
    Ela ainda está muito presente para mim.
    Bjs
    Marlene

    Gostar

  4. Chegando tarde para deixar um abraco. Que lindo. Que bom que ela esteve do seu lado em tantos momentos importantes.

    Gostar

  5. […] minha irmã publicou um texto de uma simplicidade poética e brutal no seu blog. Oscilo entre concordar com ela, com aquilo que temos ouvido nos últimos dias, contado por pessoas […]

    Gostar

  6. Emociono em cada postagem e comentários,realmente uma pessoa do bem e que deixou queridos para continuar seu legado.Bjos

    Gostar

  7. Sua mãe era parecida com a minha. Beijos grandes.

    Gostar

  8. Assim era minha amiga querida…

    Gostar

  9. Lágrimas querendo aflorar…suas lembranças me remetem às minhas próprias lembranças, minha mãe sempre presente adivinhando as necessidades e se antecipando na solução dos problemas . Cada um de nós tem um tempo de luto, tempo necessário para fazer esta transição entre o ontem e o amanhã, até o dia em que a saudade deixa de machucar o peito e enche o coração de doces recordações… É importante viver este tempo, sem amargura, mas com a compreensão de que a vida continua…..
    Meu abraço a você e minhas preces por sua mãe que olha lá do alto e continua abençoando seus filhos.

    Gostar

  10. A herança que ela deixou pra vcs, essa irmandade construída e mantida com tanto amor, foi a melhor de todas. Muito amor por gente que faz. <3 E muito amor pra vc, minha amiga querida.

    Gostar

  11. Monix, :o)

    Gostar

  12. Pessoas que são respostas para todas as perguntas… <3

    Eu sei que esse post é sobre você e sobre os seus, mas ele comove e conforta até quem tá aqui, longe e de fora.

    Gostar

  13. Faço minhas as palavras das quatro que escreveram antes de mim.
    Monica querida, vou estar com vocês na missa de Mig, hoje, se não em pessoa, com certeza em pensamento e com o coração. Saudades enormes. Um beijo muito, muito grande para todos e cada um de vocês!

    Gostar

  14. Lindas homenagens que, no outro plano, se traduzem em luz, luz que com certeza está iluminando o novo caminho dela! Um beijo, querida.

    Gostar

  15. Mo, que coisa mais linda. As homenagens à sua mãe têm sido as melhores que eu já vi. E cada uma delas merecidíssima.

    Gostar

  16. Um belo texto e uma bela homenagem!

    Gostar

  17. Ah, minha amiga! Com as próprias pernas, os “melhores irmãos do mundo”, como você mesma disse, e com braços e abraços dos seus não poucos amigos.
    Amor,
    Helê

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.