Caderno de Pensamentos

Dia desses fiz aqui uma reflexão pseudofilosófica sobre internet só pra você relevar o fato de que eu ainda tenho caderno de pensamento, uma prática que era comum na minha adolescência mas que eu acho que caducou, como tantas outras. Tá, não é um caderninho, tem outra versão: sobrevive transmutado em perfil no Pinterest, separado em diferentes categorias, mas o fato é que ainda hoje coleciono frases. As mais numerosas são as que resvalam para o humor, a ironia e a sacanagem – não necessariamente nesta ordem. Há um escaninho para o tema “corrida” que eu uso sobretudo para me motivar e premiar, uma maneira de fazer um high five comigo mesma depois de treinos e provas. E há também um board  com mini textos de caráter inspirador, motivacional – não sei bem como denominar sem parecer piegas, talvez porque seja mesmo; paciência. Este quadro no Pinterest eu chamei de “Dizei uma só” porque acho isso de uma força impressionante: ‘Senhor eu não sou digno que entreis em minha morada mas dizei uma só palavra e serei salvo’ (Mt 8,5-11.). Acredito piamente que uma palavra pode salvar (eu mesma já fui resgatada muitas vezes).

Coleciono para reter, aprender de coração, para mais tarde  confirmar ou não minha concordância com a mensagem – algumas têm prazo de validade, outras simplesmente mudam quando lidas sob nova perspectiva (ou idade, o que você preferir). Os critérios para gostar de uma frase são variados, e há algumas cuja mais força repousa mais sobre quem diz que sobre o que é dito. Frases que soariam banais se apócrifas, mas ganham incrível intensidade quando aquela pessoa diz aquilo. Quem melhor para falar sobre monstros que o mestre do terror Stephen King?

940598083fd9fd9b450027210fd3cc5f

Amyr Klink,  que passou 100 dias entre céu e mar e hibernou por um ano na Antártida, certamente tem autoridade para definir solidão e amizade:

slide_44

Mas nesta categoria talvez a fala que mais me impressione seja a de Madre Teresa testemunhando sobre pobreza:

b470b25802c061cc15696d360a4e5fd5

 

Helê

Uma resposta

  1. Eu também tinha (tenho) um caderno de pensamentos e agora coleciono eles no Pinterest. Te acho la para te seguir?

    Claro, querida, a conta é Helefrida!
    Beijo,
    H.

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.