Trânsito

Durante 14 dias fui feliz. O mês era maio, e a cidade, Paris. Encontrei felicidade antes, mas nunca rimou nem durou tanto. Nova York foi uma onda diferente, feito a do Herbert, mas também não senti solidão, mesmo sozinha. De modo que: ou descubro o que me alimenta  e sustenta quando viajo ou viro aeromoça – embora suspeite que esteja um pouco tarde pra isso. Em trânsito a solidão não me alcança;  se ela se aproxima não percebo, estou muito ocupada para isso. Na vida real, oito horas diárias de trabalho (mal) remunerado e mais outras tantas de manutenção da existência – contas/médicos/chatices/etc – e incrivelmente sobra tempo e espaço para se sentir só. Viajar é bem mais preciso: ajusta nossas bússolas, sintoniza frequências seminais,  afina os instrumentos internos. Ou distrai, apenas – é pouco? Tenho sonhado com Portugal e ele me vem em vários sinais, como o livro da Calcanhotto, saga lusa que me arrebatou. Também Minas tem cismado em atravessar meu caminho, seja em canções ou lembranças,  todas inesperadas. Garrei paixão desde a primeira vez que vi aquele mar de montanhas, mesmo sendo menina de beira-mar (modo de dizer, que eu sou do subúrbio, mas ser carioca é se apossar). Minas, o céu mais lindo, a travessia, sempre. Se for ver bem, Minas e Portugal na minha rota faz todo sentido, há mais semelhança entre as montanhas de Ouro Preto e as ladeiras de Lisboa do que um Atlântico pode explicar. Minha mineira amiga Vera, Veríssima – uma pessoa mesmo superlativa,  e também a única que merece usar o feminino de meu Rei – tem toda razão, dias ruins rendem bons textos. Podemos então hoje  nos contentar com um texto meia boca e esperar por um dia assim, mais pro contente? Quero poder escrever desse jeito fluido, esquivando da razão e dando rasteira na ordem, sem embaçar a vista e sem digitar com o coração na mão toda vez. Se não for possível alegria com poesia tô lascada, não abro mão de nenhuma.  Tem também que tristeza cansa, viu? E dá numa rua sem saída, coisa mais sem graça. O ipê não floriu, mas na semana passada teve dois dias lindos, daqueles que dá vergonha sofrer, não fica nem bem. Além do mais eu fiz aniversário , mesmo sem querer, e eu não resisto ao meu aniversário, como observou D., com propriedade. Li e respondi cada um dos meus parabéns, como se cada um deles fosse uma vela, um pedido, uma oração. Sejam fieis.

chinalanternas7

Helê

3 Respostas

  1. Pois é, Helê: “navegar é preciso…” Seja até as terras lusitanas ou nas montanhas das Gerais, que esses sonhos adquiram concretude sem perder a essência mágica e luminosa que daqui de longe acompanho em seus relatos de viagem. Recebe aí meu abraço afetuoso? Muito axé, minha querida!❤

    Recebo e agradeço, Claudia, muito obrigada! Beijo grande, aquele abraço,
    Helê

    Gostar

  2. Coisa mais linda! Portugal nos espera, tenho certeza. Com cantos diferentes mas seduzindo da mesma forma. Mais pertinho tem Tiradentes com sua vibe de passado e encantamento. Dessa, já sou fã. Pisar naquele pé-de-moleque é abençoar os pés. Recomendo “dicunforça”! Bjs!

    Pois é, Serginho, preciso ir! Conheço Ouro Preto e Mariana mas não estive em Tiradentes, acredita? Mas qualquer pedaço de Minas tá valendo, aquele lugar tem uma energia especial.
    Beijo e saudades,
    Helê

    Gostar

  3. Das Minas Gerais tenho recordações da infância, dos cheiros, do olhar doce de minha avó. De Portugal guardo como tesouro os anos felizes que vivi ali – os melhores da minha vida adulta -, as descobertas sobre mim mesma e a força de minha outra avó. Sou quase sempre samba, mas há dias de fado.
    Boas viagens nesse ano novo!!

    “Sou quase sempre samba, mas há dias de fado.” Eu queria ter escrito isso, Gaby! Dito de uma maneira concisa e linda. Obrigada pelos votos.
    Beijos,
    Helê

    Gostar

Deixe uma Resposta

