Grumari

Meu pai é o sujeito da canção do Raul que não acha nada engraçado — macaco, carro, jornal, tobogã, ele acha tudo isso um saco. Exceto praia. Quando ele passou a ter o compromisso de sair comigo e com meu irmão todos os sábados, tinha um problema semanal porque só suportou um programa genuinamente infantil no primeiro fim de semana, quando nos levou ao Tívoli Parque (beijo pra você, velhinho como eu, que entendeu a referência!). Havia o bar, sempre divertido pra ele, mas que a gente achava chato depois de cinco refrigerantes, sete picolés e 20 balas. Vez por outra íamos a Petrópolis, mas desconfio que era um passeio dispendioso, não dava para ser feito sempre. A praia era a melhor alternativa, um lugar que todos adorávamos por diferentes razões: meu pai tomava cerveja, olhava as mulheres, lia o jornal; meu irmão não saia da água e eu alternava entre o mar e ficar torrando à milanesa. O programa também não exigia de meu pai interação constante, que ele não era (continua não sendo) de muita conversa, ainda mais com crianças. Assim, na ilha de edição que é a minha memória há rolos e rolos de filmes de incontáveis sábados passados no Recreio (ou no que era o Recreio há 30 anos) e no que continua sendo a praia mais linda do Rio de Janeiro, o Grumari.

Do Recreio não sobrou quase nada, a não ser a Pedra do Pontal, que deve ter sido mantida por fazer parte de algum condomínio. Mas o Grumari não: permanece impávido que nem Mohamed Ali. Talvez parte do encanto que esse lugar exerce sobre mim tenha ver com este pequeno milagre: a praia à qual cheguei mês passado para uma corrida era virtualmente a mesma que eu deixei décadas atrás, quando ainda disputava com meu irmão quem iria no banco da frente (crianças sentavam no banco da frente, incréus. Cinto de segurança e lei seca também não tinham sido inventados). Sempre sou acometida de um leve pânico ao me aproximar, com medo de que tenham mexido no meu lugar, mas logo respiro aliviada e me delicio com aquela beleza intocada e selvagem. Encontrá-la praticamente intacta preserva algo em mim que não consigo definir em palavras.

Na ilha de edição da memória encurto os momentos de tédio, aborrecimentos ou de insegurança para fixar dias inteiros de sol e cachorro-quente, a amizade com os tiozinhos do único trailer de toda a praia, o prazer de caçar tatuís com meu irmão e depois devolvê-los todos (já éramos conservacionistas, veja você). Pores de sol incríveis de um verão interminável, nós no intrépido fusquinha azul do pai ao som de “Toada”, do Boca Livre, ou “Sultans of Swing”, do Dire Strait, o marzão da Barra crescendo a cada curva. Curvas que eu cruzei no trecho mais difícil da corrida mais desafiadora, uma prova de revezamento de esforço solitário (como todas), mas com celebração coletiva (como poucas). As imagens do passado, que eu achei que me acompanhariam no trajeto, ficaram borradas pelo extremo esforço físico que me obrigou a focar no presente, no próximo passo, na respiração seguinte, só mais um pouco, tem alguém me esperando, preciso continuar. Tive que reforçar a conexão com o presente para conseguir encarar uma escada de pedra e ladeiras diversas depois de 2,5km correndo na areia fofa. O que terminou de maneira apoteótica e ensolarada, cruzando a linha de chegada em grupo e com festa, começou com o dia felizmente nublado quando, sozinha entre muitos, só me acompanhava de perto a dúvida: será que dou conta? Dei, e vivi mais uma experiência memorável no Grumari, esse lugar onde sempre sou feliz.

2012.10.18_revezamentos_praias_caixa_rio_janeiro-DPM14RPRJ02032 2012.10.18_revezamentos_praias_caixa_rio_janeiro-MSL14REVPRA0682

Helê

 *Você sabe que está velho quando começa a escrever reminiscências que não têm interesse para ninguém além de você mesmo.
Isso e quando te dão lugar no metrô e você desiste de entender porque – apenas senta.

8 Respostas

  1. Já tem um tempinho que não deixo pegadas por aqui e quase me esqueci que TU ESCREVE BEM PRACARAI!! Putz! Como alguém disse aí em cima, não são reminiscências que “não têm interesse pra ninguém”.. Primeiro porque as suas lembranças, rememoradas de modo tão singelo e ao mesmo tempo tão bem escritas, parecem ter sido feitas especialmente pra tocar nossos escaninhos de memórias, guardadas lá no fundo, cheias de poeira e saudade. Segundo porque conheço um bocado esse sujeito nada engraçado, o condutor do saudoso fusquinha azul, que sempre nos faz rir quando – meio subversivamente – comentamos seu sem jeito com os afetos.. Enfim.. seu texto pôs um sorriso na minha tarde. Brigaduu!

    Pegadas: adoramos.
    Colocar um sorriso na tarde de alguém: não tem preço!
    Obrigada e volte sempre, Aline.
    Bj,
    Helê

    Gostar

  2. Conheço quase nada do Rio de Janeiro. Mas essa sua Grumari aí me deu uma vontade danada de conhecer. Será que ainda tem tatuí?
    Vai escrever bonito assim lá em casa, viu?
    Saudades.

    Vou sim, Baronesa, saudade de você e da sua hospitalidade!O melhor desse post foi ter me apropriado publicamente da praia e ver as pessoas dizendo “sua Grumari”. Temo que tenha sido extintos, mas se ainda houver tatuís no Rio, certamente estarão lá! :-)
    Beijoca,
    Helê

    Gostar

  3. ô querida, que texto lindo. vc se engana quando diz que escreveu “reminiscências que não têm interesse para ninguém além de você mesmo”. minhas lembranças, que são de outra geração e outro “lugar feliz de cidade”, junto com as suas e as de outras pessoas, é que fazem esse tecido invisível que é a historia privada do nosso povo, não é? tão iguais nas suas diferenças…. muito amor pra você… <3

    Ah, Beth, que bacana isso que você escreveu! Eu sinceramente achei que era um texto que não ia despertar muita atenção por ser muito pessoal, mas estava errada, não é? Seu comentário fez com que eu me lembrasse dessa frase que achei genial quando conheci:


    Beijo grande para você!
    Helê

    Gostar

  4. Texto lindo, Helê. Digno de um livro de crônicas/contos muito bem editado; sarado e lindo como você. Consegui viajar no fusquinha (o nosso era branco, como você bem sabe) e a nossa praia era outra. Mas suas lembranças me fizeram voltar às minhas. Beijo grande.

    Seu fusquinha era branco e tão ou mais intrépido que o meu, Glória. :-D Obrigada pelo comentário, querida; volte sempre.
    Beijo,
    Helê

    Gostar

  5. Uau, Helê!
    Pra variar, viajei com seu texto e me emocionei ao ver as fotos :o)
    Beijo

    Beijo, Si, obrigada pelo comentário e pela visita, sempre!
    Helê

    Gostar

  6. Adorei, tenho certamente a idade do seu pai , ou mais porem senti toda sua emocao e delirei com a mesma praia , a mesma curva e a enorme e sincera gratidao pelos momentos com seu pai , fora as musicas maravilhosas … quero maisssssssssssssss
    Obrigada

    Ô, Vera, bem-vinda e obrigada pela leitura e pelo comentário generoso. Volte sempre, viu, e fique à vontade.
    Aquele Abraço,
    Helê

    Gostar

  7. Mais do que turista, nossa casa de praia era em Grumari. E hoje a mesma casa é o local onde trabalho. Lá se vão 45 anos de praia. E tirando a referência ao único trailer, já que hoje são vários, a praia de fato continua a mesma. Lamentavelmente a frequência não. A cada verão que chega percebo pessoas cada vez mais mal educadas. Uma pena. Mas por sorte nossa ainda temos as primaveras, invernos e outonos.

    Nossa, uma casa no Grumari que virou local de trabalho?! Incrível! Obrigada pela visita e pelo comentário; volte sempre – a casa é nossa.
    Aquele Abraço,
    Helê

    Gostar

  8. Eu gostei tanto, tanto. Sua praia não é a minha, meu pai é totalmente diferente, a gente levava todas as conchinhas pra casa, mas, ah, o tanto que esse post me comoveu. Me fez sentir as coisas que não lembro (minha memória é uma geléia e da infância só “lembro” o que vejo nas fotos). Obrigada.

    Obrigada você pelo comentário, Lu. Fico feliz de ter despertado em você esses sentimentos.
    Beijo grande e volte sempre – a casa é nossa ;-)
    Helê

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.