Visitante indesejado

Verão no Rio de Janeiro é assim: a cidade se oferece, em todo seu esplendor e sensualidade, a visitantes do Brasil e do mundo. E eles chegam, a cada ano em maior número, para conferir se a Cidade Maravilhosa é tão bonita em pessoa quanto na fotografia.

A cidade é hospitaleira, e muitos são os “cariocas honorários”. Não precisa nem morar aqui para ganhar o título – basta visitar com frequência e entender nosso jeito ao mesmo tempo informal e pouco intimista.

Nos últimos anos, além dos turistas de sempre, temos recebido um visitante que inicialmente recebemos de braços abertos, como sempre, mas que agora tem se mostrado mais que inconveniente. Até porque, por causa dele, se abrimos os braços o que aparece é uma mancha de suor que acaba com qualquer produção.

Como todo hóspede sem-noção, ele chega sem ser convidado e vai entrando. Na rua é onipresente – onde quer que a gente vá, lá está ele, opressivo, indiscreto, insistente. Em casa conseguíamos nos esconder dele, com a ajuda de um morador indispensável em todas as residências cariocas, o ar condicionado. Mas agora não tem mais jeito: ele, o Calor, já consegue driblar até mesmo essa barreira, e chega sem avisar, pelas frestas, pela parede, pelo telhado, no meio da madrugada, quando a gente menos espera.

É só reunir um grupo de pessoas em qualquer ambiente – na mesa de bar, na fila do ônibus, nos indefectíveis elevadores – e o Calor vai chegando, mesmo sem ser convidado.

Não quero estragar nossa imagem de bons anfitriões, mas não sei não. Talvez a gente precise começar a exigir visto de entrada para tentar barrar esse moço. Alô vereadores, alguém disposto a abraçar a ideia?

-Monix-

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: