Dia desses eu estava na cozinha realizando tarefas diversas, preparando ao mesmo tempo  o café da manhã e o almoço: tinha duas panelas no fogo, folhas de molho, descasca daqui, lava dali,  seca, corta,  tempera. Naquele modo  polvo em que a gente entra pra dar conta das coisas no tempo que não temos. E de repente, do nada, lembrei de mim mesma, criança, observando minha mãe na cozinha fazendo o mesmo. Lembrei de pensar: “Como é que ela sabe a hora certa de fazer cada uma dessas coisas?”  Acreditava piamente que os adultos aprendiam essas coisas difíceis  nas séries mais adiantadas ou na faculdade.

Foi uma recordação estranha,  me  atingiu  de um modo brusco e ao mesmo tempo muito nítido. Também foi inusitado lembrar não de um acontecimento, mas de um sentimento: a admiração diante da habilidade da minha mãe, em particular, e dos adultos em geral; a destreza deles para lidar com as coisas complexas da vida. Logo em seguida senti saudade desse tempo em que eu acreditava que, mais adiante, eu aprenderia tudo o que precisava para viver bem, era só questão de tempo. Ou esse adiante  está muito mais  longe do que pensava ou, suspeito, nunca chegará.

d6c51fa68e8d649ddf5fca95fe6ca045

Helê

2 Respostas

  1. Que lindo, Helê :o)

    Gostar

  2. Olha, ontem mesmo eu estava me admirando da minha fliha de 10 anos passar a própria blusa do colégio e esquentar o macarrão sozinha, porque eu e a mãe tínhamos de sair antes da hora da van passar. E com a sensação de que ela está aprendendo muito mais rápido que eu…

    Gostar

Deixe uma Resposta

