Pastilhas Garota*

hortelEu me sinto uma farsante chamando alguém de coroa, mas não é porque virei uma que eles deixaram de existir, correto? Qual é a convenção então, gente, qualquer humano com 15 anos a mais que nós merece o adjetivo? Ou, sendo uma – do ponto de vista de qualquer balzaquiano (a) – perco a licença para usar a palavra? #confusa

*

Não é que a gente,  carioca,  seja friorento. O que a gente tem é saudade das roupas. Entendam: o verão,  para nós, não é uma estação: está mais para um meliante à espreita na próxima esquina, pronto para atacar.  Então quando dizem que a temperatura vai cair é o bastante para catar gorros, resgatar cachecóis ou usar bota, mesmo diante da mais inútil garoa: nunca se sabe quando vamos usá-los de novo. A gente perde contato com o que seria nosso guarda roupa de inverno, que é uma espécie de parente distante.  Eu mesma tenho blusas com as quais não encontro há uns dois anos!

*

Nunca entendi a canção do Abba “The winner takes it all”. Numa separação,  quem vence? Quem pede a separação? Quem aceita? Eu acho que quem pede pra sair paga a conta – de muitas maneiras e em diversos níveis.  O que não configura uma derrota, nem tão pouco vitória.

*

DSC_1003Tem esse bar que fica num cantinho do Rio que eu tenho certeza que é um fenda no tempo e no espaço: você senta na varanda, pede uma cerveja e de repente pode ser 1980, você pode estar no subúrbio ou em Salvador,  ser 10 anos mais novo ou velho. O casario em volta transmite uma familiaridade indefinida e o presente ganha cotornos tão intensos que você se sente pleno apenas por estar ali, existindo, sem demandas intrusas e insistentes. Listei mentalmente alguns amigos com os quais gostaria de estar lá; só pra eles conto onde é.

*

Fui ao MAR ver o mar, não a exposição das mulheres, que já haviam me advertido que não justificava a visita. Mas, estando lá, fui conferir. De fato, curadoria e montagem confusas, sem maiores atrativos. E ainda tem o erro comum, mas não menos grave, que é o ponto de vista. Explico: um dos primeiros textos da exposição fala nos muxarabis, “treliças de madeira que ocultavam a figura feminina nos recônditos do lar” – exceto as mulheres negras, escravas ou ex-escravas, que tinham acesso à rua. Bacana, a tal “figura feminina” ganhou diversidade, cor e classe.  Mas na sequência, toda a narrativa se desenrola sobre como a mulher conquistou espaço na vida social, nas artes, na política, blablablá. Péra. As brancas, né, já que, como afirmaram no início, para as negras isso não se aplica ou não se deu da mesma forma. Ainda que elas sejam retratadas na exposição (maciçamente na área cultural), o ponto de vista a partir do qual a história é contada é o das mulheres brancas. De novo. Que saco.

*

Descobri que Denzel Washington além de ser o meu futuro marido (nesta encadernação ou na próxima), é meu confort man. Qualquer filme com ele, mesmo os ruins, ele sendo mocinho ou vilão ou whatever, deixam uma quentura no meu coração absolutamente inexplicável e um tanto ridícula, eu sei, mas acontece. Ele pode estar careca, gordo, cruel, de bigode, ser um gângster ou o Malcom, paralítico, debochado, com cavanhaque, depressivo,  não importa. Tenho a impressão de que reconheço aquele olhar, a voz, um jenesaisquoi que vai além da (evidente) beleza dele. Talvez eu tenha visto filmes dele demais. Ou vai ver ele já foi meu marido numa encadernação passada, vai saber?

ibrqe5ae8bqqju

Helê

*Porque Drops, só da Fal.

Uma resposta

  1. Dorei. Inda tem Denzel.
    Mas o coment é: nunca chamei ninguém de coroa. Nem de tiozinho. Não faz parte da minha cultura. E ia até escrever sobre isso, mesmo. Lembrei.
    Beijo.
    P.S. Quero o bar.

    Gostar

Deixe uma Resposta

