Excluída

Domingo não quis acompanhar a votação sobre o processo de impítima da presidenta, não vi sequer uma imagem. Não quis passar por isso; achava que daria no que deu, e eu, sinceramente, quis me poupar. Bastou ter sido acordada às 11 e tanto da noite por sons que custei a compreender – a bem da verdade, não compreendo até agora, só lamento mesmo a burrice alheia.
Do que soube por amigos, a votação foi muitíssimo parecida com a do Collor, há 24 anos (a Velha Louca que toma conta da minha memória jura que isso tem uns 10 anos, 15 no máximo. A Matemática prova que passaram-se duas dúzias de anos; só me resta resignação e um longo suspiro). Naquela ocasião a gente debochou da mesma bizarrice de votar pelaminhamãe-meudeus-minhapropriedade, mas não deu muita bola porque o que importava era derubar o Collor. Fiquei com a impressão que erramos: devíamos ter reparado melhor nisso. 24 anos depois o Congresso parece não ter evoluído – pior, parece ainda mais bossal, rudimentar e descarado. Houve, em 92, quem falasse em militares, eles sempre tiveram representação legilativa. Mas o que se viu ontem ultrapassou qualquer limite da ética e da decência, foi deboche, escárnio contra uma pessoa que foi torturada e que ainda preside o poder executivo do país. (Falo daquele que não deve ser nomeado – não porque eu tenha medo, mas porque não se amplia a voz dos imbecis e nem se propaga o nome dos bossais.)
Do muito que li sobre ontem domingo, uma frase não me sai da cabeça e me corta o coração mais que a política rasteira e torpe que se pavoenou na tevê. Comentando um texto da minha mestra Maria Helena Ferrari, a Adriana Dutra disse: “O Brasil que a gente viu é o Brasil. Não somos o Brasil”. Talvez haja algum exagero na frase, um bocado de desesperança e uma boa dose de mágoa, mas me assusta pensar no tanto de verdade que há nessa conclusão.

12974509_1203239769693858_3050631708727982838_n

Desenho de Kleber Sales, via Ary Moraes

Helê

Deixe uma Resposta

