Eu e os livros

Aprendi a ler muito cedo, e meio que sozinha. Minha mãe contava que numa festa de família peguei o jornal e li a manchete, para espanto de todos. Acho que queria imitar os adultos; meus pais sempre tiveram biblioteca de tamanho respeitável, e meu avô, linguista e filólogo, nem se fala.

image

Gosto de ter os livros por perto, mesmo que não necessariamente para ler o tempo todo. Curto passear em livrarias, mesmo que não compre nada. É bonito ver as capas, saber das novidades, sentir as texturas das páginas e o cheiro de papel novo. Meu namorado é um entusiasta dos sebos, e tantas vezes me perdi com ele em universos caóticos e empoeirados, deliciosos e misteriosos ao mesmo tempo.
Nesse século digital, fiz amigos por causa de livros. E  nem  sempre grandes obras do cânone erudito. A Fal, o Cláudio Luiz, a Petita e a Vera, por exemplo, entraram na minha vida por causa d’O Código Da Vinci. (Renata já era de casa.)
Empresto livros, pego emprestado. Quando são meus me faço de íntima, dobro, machuco as lombadas, marco de amarelo, sublinho. Quando são dos outros trato com a maior cerimônia, num esforço de devolvê-los em estado impecável. Já comprei livros para devolver intactos porque durante a leitura danifiquei de alguma forma o exemplar do amigo.
Apesar do amor profundo pelo livro físico, me adaptei muito bem ao formato digital. Leio no Kindle, no tablet e, sim, muito bem até, no celular. Leio em pé no metrô, no táxi, no avião, no ônibus. Se me mandarem pra Marte, lerei lá; e já sei até qual o livro. :)
Não leio tanto quanto gostaria. Hoje em dia dá preguiça, com tantas séries na Netflix e tantas tretas no Facebook. Mas não me angustio nem fico ansiosa – já sei que não lerei tudo, e também que os livros me esperarão pacientemente.
Há poucos dias um adolescente viu minha estante e perguntou: você já leu tudo isso? Respondi: na verdade, não: muitos desses livros estão aí justamente porque esperam ser lidos. Mas, sim, já li essa quantidade de livros  e muitos, muitos mais. O que está na estante representa um décimo – ou fração ainda menor – das leituras que acumulei na vida.
Ler faz parte de mim. Fico vendo as perguntas maravilhosas da Fal e da Andréa lá no Paraísos de Papel e embarco em viagens sem fim.
Se um dia eu desaparecer sem deixar rastros, perguntem às traças. Elas terão minha pista.

-Monix-

10 Respostas

  1. Tão quentinho esse texto. E as cenas de filmes feitas em bibliotecas? Não são um beijinho? :-)

    Liked by 1 person

  2. Adorei vc me fez viajar na leitura…
    Sensacional. Poderia investir em um livro de ficção….quem sabe …bjs

    Liked by 1 person

  3. Ah, a leitura!!! A porta que mostra tantas outras portas a serem abertas!

    Seu texto faz a gente ver que o prazer é compartilhado por tantos. Delícia é saber que tem outros, mesmo distantes, que fazem o mesmo.

    Liked by 1 person

  4. foi com o código? eu não lhe levava para a escola no ensino básico? rs
    gosto da sua escrita. das suas leituras. do blog. de você.

    Liked by 1 person

  5. Eu ja desmanchei marcacoes em um livro. Foi cansativo mais ficou tudo limpinho. Tadinho de meu primo. Tadinha de mim que emprestei o livro para ele. Tenho TOC. Desculpa.

    Nao me adpatei ao livro digital.
    Tao bom saber como voce trata seus livros.

    Liked by 1 person

  6. Oi, você sou eu? ” Quando são meus me faço de íntima, dobro, machuco as lombadas, marco de amarelo, sublinho. Quando são dos outros trato com a maior cerimônia, num esforço de devolvê-los em estado impecável. Já comprei livros para devolver intactos porque durante a leitura danifiquei de alguma forma o exemplar do amigo.” Ah, você nem é: não tenho livros não lidos.

    Adorei seu texto. Tanto. Escritas assim são um convite a uma intimidade delicada, acho. Tocam no que revelam, mas não só. No que permitem de interlocução também.

    Liked by 4 people

  7. Que legal sua trajetória de leitora e mt mais a sinceridade quanto à preguiça… rs adoro sua escrita. Bjs!
    http://1pedranocaminho.wordpress.com

    Liked by 2 people

  8. que nem você, aprendi a ler cedo e meio que sozinha. curiosamente, estava ontem falando disso: do dia em que me dei conta de que todas as letrinhas ali do gibi tavam fazendo sentido. lembro a alegria que foi e que nunca me deixou.
    por amor pelo objeto-livro, até hoje não cheguei perto do digital. me dizem que. mas a experiência sensual não rola, sinto muito. não estou dizendo que nunca: mas ainda não.
    em todo caso, sobre as traças, estamos juntas: saberão de mim tb. beijo, querida!

    Liked by 3 people

  9. Não tenho o seu talento para escrever mas no mais me identifico plenamente com o texto ! Também fui leitora precoce, comecei ainda pequena com Monteiro Lobato , hoje aderi ao livro digital e carrego um Mini sempre comigo para ler nos trajetos de ônibus ou nos intervalos de consulta no consultório. Bom demais!!!

    Liked by 3 people

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.