Diarices

Semana intensa em enredos e emoções, entrei e sai de ficções e realidades às vezes sem divisar claramente bordas e fronteiras. Isso eu li ou vivi, está mesmo cotesseno, is this real life?

– Moro numa casa nova que escolhi para mim, e todo o tempo nela é pouco. Quero intimidades, descobrir o que lhe cai bem, preencher seus espaços preservando os vazios necessários, quero torná-la nossa e minha. Tento listar urgências e equilibrar desejos: pintar a porta de roxo talvez deva vir depois de chamar o eletricista, na lista de prioridades (ser adulto sucks). Enquanto isso, passo a vida a limpo, jogando fora o que escapou da primeira seleção, reunindo pares de brincos outrora separados, descobrindo roupas esquecidas e me livrando caixas, sem pressa mas com alívio. Sempre cantarolando ‘Starting Over’, que, ok, não deu muita sorte pro Lennon, mas é uma bela canção e traduz com fidelidade meu sentimento  just like startin oooover !

– A Fal veio ao Rio e eu de repente me vi tomando o café da manhã mais nobre da vida – não por causa do seu aprumo e elegância, o anel combinando com a blusa, as alvas pérolas, mas porque ela era tão educada com o garçom que ele, querendo retribuir-lhe a gentileza, serviu um copo d’água e desejou: saúde. Porque a Fal causa essas reações nas pessoas: a gente quer agradar, retribuir, fazer o certo e o melhor e aí tropeça, gagueja, um horror – e ela, ali, a coisa mais linda, com cara que quem não reparou. O humor ao vivo e a cores, a atenção, a delicadeza da Fal, gente. Ela me explica o Feminismo segundo Maliu, fala da família, conta histórias, elogia os amigos e eu só vou embora porque preciso (volto porque te amo). E também porque chegaram outras pessoas para lhe fazer a corte, que eu não conseguiria deixar sozinha a Princesa da Ervilha (®Renata Lins). Depois, em penso em 47 coisas que deveria ter feito diferente e morro de vergonha.

– Nos intervalos leio “A Casa dos Espíritos” e, como sempre me acontece com as narrativas da Isabel Allende, vivo um pouco naquele mundo. Como leio muito no transporte, me deixo levar a ponto de tomar um susto na hora de saltar: fecho o livro e desço do Chile em 1970 no Centro de Niteroi em 2016. Já li outros livros dela, gosto imenso, principalmente dessa capacidade que ela tem de nos pegar pela mão e inserir naquele enredo. A certa altura interrompi a leitura por motivo de: angústia. O relato do golpe no Chile é muito vívido e aterrorizante; e a descrição do período pré-golpe guarda desagradáveis semelhanças com o que vivemos atualmente. São situações muito diferentes, eu sei, mas não tão distantes como seria ideal.

– No sábado a notícia da morte de Muhammad Ali me alcançou logo cedo, e entristeci de imediato. Eu devia ter 6 ou 7 anos quando meu tio Luiz Carlos colocou no filho o nome de Marcellus – por causa daquelo lutador, me explicaram -; é minha primeira lembrança dele, que  deduzi ser especial. Depois fui crescendo e acompanhando sua trajetória; nunca me recuperei do impacto de ver aquele homem negro dizer na tevê “Eu sou lindo, eu sou ótimo, sou o melhor”. A idade e a memória, mancomunadas, me confundem e já não tenho certeza se assisti isso quando era criança ou muitos anos depois, mas não importa: lessons taken; ficou a admiração imensa por essa figura ímpar. Há alguns meses li o excelente “A Luta”, do Norman Mailler, e uma amiga se espantou: “Mas boxe, Helê?” E eu respondi: “Mas é o Ali!”.

Era isso, só, anotações no que seria um caderno de anotar a vida, se eu tivesse um e fosse uma personagem da Isabel.

 

criativo

(by Travis Bedel via Inag)

Helê

6 Respostas

  1. Estar com a Fal. Nem sei como eu reagiria. Ficaria abobalhada num cantinho observando.
    Fal, tem amo!
    Ali, tem amo!

    Eu fico nervosa, Mari, ainda mais se estiver sozinha. Mas ela te dá um sorriso e passa na hora.
    Bom te ver aqui! Beijoca,
    Helê

    Gostar

  2. tenho um tanto de inveja de quem sabe fazer isso às casas. e às pessoas. torná-las suas. suspeito que o roxo será sucesso.

    Leva algum tempo que varia, cada casa é uma casa :D. Pessoas então, nem se fala. Acho que o primeiro passo é se entregar. :D
    Preciso consultar Lord Cláudio sobre o roxo.
    Beijoca, adoro encontrar você por aqui.
    Helê

    Gostar

  3. Pinte a porta de roxo, ela vai iluminar a casa e vc nao precisará de eletricista 😙

    Adorei o conselho, comadre; obrigada!
    Volte sempre; beijoca,
    Helê

    Gostar

  4. Querida, meu prazer, minha alegria, minha felicidade, meu tudo. <3 <3 Eu sei, entendo e sempre agradeço o imenso privilégio que é contar com sua amizade. Não falo tanto quanto deveria porque sou uma enorme besta cavalgando resfolegante pelos campos do Senhor, mas saiba: eu sei.

    Fal de mi bida: saber que a gente é querido por quem queremos bem é quando a vida dá certo e vale a pena. Como diz o grande sambista Wilson das Neves: ô sorte!
    Amor,
    Helê
    PS: e beijo pra Maliu

    Gostar

  5. Que lindo! <3

    Beijo e obrigada, querida. <3
    Helê

    Gostar

  6. Allende, amor. Sabe que nunca li A Casa dos Espíritos? Quando li Paula, pensei que o leria logo em seguida, mas nunca o fiz. Daqueles casos em que a gente adia porque conhece a história via cinema. Claro, eu sei. Enfim, bom ter um Allende na manga, anyway.

    A Fal com vocês, que coisa tão tão tão boa. Que imensa, monumental, gigantesca inveja.

    Beijos

    Pois é, Rita, eu ainda não havia lido. Terminei ontem e achei o filme na internê. Revi, e à sombra do filme ficou pífio, viu? Vou encarar Paula, que eu temo por causa do sofrimento. Perfeita essa expressão, ter “uma Allende na manga”; como fiquei triste quando me acabaram todas as Agathas! Mas agora já tem tempo, posso começar a reler – esquecer também tem seu valor, não é mesmo? :D
    Beijo grande; obrigada por comentar.
    Helê

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.