Juju faz 15

Quinze anos minha filha faz hoje. Quinze anos. Um susto – porque afinal passou depressa (como tudo tem que passar, diz o Gil).

No início não era o verbo, era só presença, em geral calma, e logo, alegre. Não lembro direito quando sentou ou engatinhou, mas sei que sorriu aos dois meses – e não parou mais. E então fez-se a luz.

Uma aventura sem fim, essa de tornar-se mãe, pouco a pouco mas profundamente, como se ao invés de trocar de pele fossem crescendo outras camadas internas. Com ela virei adulta definitivamente (ainda que com recaídas).

Um espanto: como foi que surgiu essa pessoa, onde foi que acertei, o que vem de mim e o que não me cabe nem me diz respeito? É certo que esbarramos no pacote de autoestima na preparação e derramamos demais, mas acertamos em outras medidas. Ou tudo é alquimia e mistério? Jamais saberei, nunca desistirei de descobrir.

Uma graça que eu não canso de agradecer. Uma surpresa recheada de surpresas sucessivas que eu gosto de admirar crescendo e virando quem ela deve ser.

A Vera ontem lembrou um trecho do “Grande Sertão: Veredas”: “O menino nasceu e o mundo tornou a recomeçar”. O meu mundo recomeça cada vez que ela sorri pra mim. Há quinze anos.

Pensando bem, no início o verbo era amar, filha – e para você sempre será.

 

 

Que sejam felizes todos os próximos anos da sua vida.

Helê

5 Respostas

  1. Chorei! Viva, Juju. Parabéns para mãe e filha que fazem o mundo bem mais interessante e alegre. Beijo enorme!

    Gostar

  2. Feliz aniversário, Fridinha da Helê!

    Gostar

  3. Lágrimas (de emoção e alegria) e aplausos (pras duas). Obrigada por me terem dado a honra de ser madrinha dessa lindeza! Parabéns pros três. Felicidades pra minha afilhada linda! Nem mais um pingo num i, depois dessas palavras de Helê.

    Gostar

  4. Que lindo, Hele!! Nossa, há quinze anos acompanho seus textos como se fossemos super próximas. Sinto uma imensa alegria te lendo e vendo a Juju se tornar essa lindeza maravilhosa de menina-grande! Parabéns! Feliz aniversário pras duas!!!!

    Gostar

  5. Não há nada a completar, esses são os mesmos sentimentos desse pai babão. Felicidade teu nome é Júlia:).

    Tamo junto, Lu. Felicidade compartilhada ;-) <3
    Helê

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.