Lembrando das Copas (sem ajuda)

Ando imersa no universo da Copa, assistindo a todos os jogos que posso e os programas esportivos que gosto. Acho que nunca acompanhei tão de perto uma copa (e tão de longe uma seleção), mas sei que toda essa informação vai se perder nos vãos da minha memória de queijo suíço. Daqui a quatro anos vou reler o que escrevi aqui para relembrar detalhes, impressões, jogos. Espontaneamente, sem consulta ao gúgol ou à caixa de pesquisa do blogue, restarão apenas uns pedaços de memória. Como os das copas anteriores, que eu resolvi inventariar aqui contando com o que me fornece a Velha Louca (e divertida) que toma conta dos meus arquivos mentais.

Nascida em 69, minhas lembranças do mundial só começam em…

1978 – Peru perdendo de 6×0 num jogo roubado. (Foi tudo que retive dessa copa longínqua).

1982 – A COPA. Laranjito. Figurinhas da Copa no meu diário. As coxas do Éder. Pacheco. Bota ponta, Telê! Sarriá. Paolo Rossi. (Nunca mais torci assim, nunca mais sofri assim.)

1986 – Tela branca. Não lembro de nada dessa copa. Olhando na internet vejo que foi a do gol de mão do Maradona. Mas eu não me lembro de nenhum jogo, de um lugar ou grupo de amigos. (Trauma é trauma)

1990 – Caniggia. Eu vendo com meu namorado em casa. Expectativa baixa. (Esperar o que de Larazoni?!) Roger Mila e a seleção de Camarões que nós adotamos.

1994 – Romário & Bebeto. A cotovelada do Leonardo. Vila Kennedy. É téééééétra!!!! Pênaltis que eu não assisti (nunca mais, aliás).

1998 – Ronaldo não relacionado para jogar a final. Edmundo enlouquecido com o fairplay do Rivaldo. Eu comemorando o 3o. gol da França: allez, les bleus!

2002 – Não me lembro de absolutamente nada da copa da madrugada. Como estava grávida e não queria ficar nervosa, nem a final vi direito. (Quem teve essa ideia de jerico de fazer uma Copa na Ásia?)

klinsmann

2006 – Klinsmann <3 Organização. Comemoração linda pelo terceiro lugar. Primeira copa com minha filha prestando atenção (ela falava “Olha o Quísman, mamãe!” <3). Ah, a cabeçada do Zidane.

2010 – Vuvuzela. Waving Flag. Shakira. Camisas apertadinhas da Puma. #suja

2014 – Alemães no Alzirão. Argentinos na Lapa. Belgas no metrô. 7 x 1: fim. O fim da picada.

E você, o que lembra das Copas que viu?

Helê

3 Respostas

  1. A de 94 eu lembro da gt pintando a rua e de tds os netos na casa da vó e de que eu ficava vendo como as pessoas da família estavam entregues àquilo. Engraçado, eu sempre lembro mais de ver as outras pessoas. Eu achei interessante vc registrar isso tudo aqui. Minha memória anda que nem queijo suíço tb por conta da minha insônia clássica de fibromialgica…então escrever tem sido um jeito.

    Sim, escrever tem essa função, ou funções – recordar, repetir, elaborar , frase do Freud e também de um blog bacana que eu gosto de visitar. Obrigada por comentar; volte sempre!
    Aquele Abraço,
    Helê

    Gostar

  2. […] via Lembrando das Copas (sem ajuda) — Duas Fridas […]

    Gostar

  3. Em. 78 lembro do gol do Zico anulado na batida de um escateio. Nunca mais vi isso na vida.
    82 a melhor seleção que vi, do laranjiti e que chorei pra caramba.
    86 o pênalti perdido pelo Zico. Também chorei.
    90 a pior copa a era Dunga
    94 da festa aqui na Rua com o campeonato nos pênaltis.
    98. A amarelada do fenômeno
    2002 O fenomemo dando a volta por cima e com o cabelo do Cascao
    2006 Não me lembro de nada. Só q a Itália ganhou
    2010 Papai Joel falando Inglês. O melhor.
    2014 Como esquecer os 7 x 1?
    2018 Por enquanto o gol do Panamá perdendo de 6 x1. Que torcida.

    Hahahaha, Papai Joel falando inglês! E ele abriu um novo ramo profissional, até hoje tá fazendo comercial!
    Cara, eu não sou do tipo que curte teoria da conspiração, mas acho estranhíssima a derrota de 98 seguida do triunfo de 2002…
    Beijoca, adoro te ver por aqui!
    Helê

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.