C’est fini, mes amis

*Oui, a Copa chegou ao fim, para meu pesar. Olhando daqui, agora, quatro anos parecem uma eternidade. Mas vai passar rápido à beça em alguns momentos; vai demorar demais em outros tantos. O tempo encolhe e estica de acordo com nosso prazer ou sofrimento – como vimos nas partidas dessa copa do mundo. Então, que chegue ligeiro 2022!

A imagem pode conter: 1 pessoa, atividades ao ar livre

Guito Moreto/O Globo

*Pelo menos carnaval tem todo ano. #aquelas

*A derrota do Brasil foi o triunfo da coerência. Torci a favor, claro, gostaria de ganhar o título, mas ser campão não ia combinar com esse Brasil derrotado em que estamos vivendo já há tempo demais.

* Nessa copa, filhote esteve mais independente, fez as próprias programações e também esteve mais interessada no futebol em si, para além da seleção brasileira apenas. Vimos juntas nossos programas favoritos, especialmente o Fala Muito, do Lucas Gutierrez, e eu pude ensinar algumas coisas para ela, como o episódio da cabeçada do Zidane e quem é o Higuita, por exemplo. A cara dela vendo aquela defesa foi impagável!

* Fiquei dividida nessa final: a Croácia era a inclinação natural porque a gente curte um underdog – eu e todo mundo na Tijuca, pelo menos. Acho os franceses demasiadamente blasés para futebol (para o que não são?). A manchete de um jornal deles depois da classificação para a final foi: “A França começa a sonhar”. E eu: “Mas só agora, depois da semifinal?! Nós já tamos sonhando com o hexa no Qatar!”

*E se a gente gosta mesmo é de histórias, mais que de futebol ou copa do mundo, a Croácia forneceu enredos, personagens e imagens excelentes. Ensinando a ter respeito e cuidado com quem a gente não conhece. Gente sensata e sabida feito o Simas avisa que não dá para entender a região dos Bálcãs com o binarismo que a internet gosta. E o time nos provou que talento e dedicação férrea podem levar mais longe do que esperamos, derrubando até os fotógrafos no caminho – que nem por isso deixam de cumprir seu dever. Depois de três prorrogações, pênaltis, vencer a semifinal num lance que parecia perdido, empatar a final depois de sofrer um gol, os croatas lembraram que desistir não é uma opção.

WhatsApp Image 2018-07-11 at 18.14.40

Jonathan Campos/Gazeta do Povo
A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, sentado, grama, criança e atividades ao ar livre
Getty Images

*Mas Les Bleus são um grupo de moleques interessante em vários sentidos e me conquistaram no jogo de ontem. Que, a propósito, foi uma final sensacional com diversos lances memoráveis, a começar pelo incomum placar de seis gols. Gol contra, pênalti com VAR, invasão de campo, frango bisonho, chuva torrencial, presidentes quebrando protocolos. Fora os memes, sempre eles. Foi pra deixar a gente com mais saudade ainda da Copa, sua linda.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, estádio, multidão e atividades ao ar livre

Alexei Nikolsky/Sputnik/Pool/AP

37132263_10214872665403899_4649123929791660032_n

Robert Cianflone – FIFA via Getty Images

DiKXXjxW4AAaZ6k

*No fim, venceu o time com mais negros, e é maravilhoso voltar a vê-los protagonistas no futebol. Pogba, Mbappé, Umtiti, Kanté, Matuidi, Mandanda, Kimpembe, Dembélé, Tolisso, N’Zonzi, Sidibé: campeões franceses da Copa do Mundo 2018 na seleção Black, Blanc, Bleur. Para a conservadora França, uma seleção mais difícil de engolir que o Zagallo, mas que eles terão que amar.

37219699_10214876943550850_4531115489971142656_n Dylan Martinez/Reuters

*Foi a copa em que o assédio às mulheres foi considerado um comportamento socialmente condenável pela primeira vez pelos padrões gerais de civilidade. E se a força do feminismo não estava clara, ele literalmente entrou em campo na final. Golaço (mas o mundo precisa ficar de olho em como a Rússia vai tratar as manifestantes do Pussy Riots, que reivindicou a autoria do protesto).

Resultado de imagem para mbaPPÉ E AS RIOT

*Aliás, dona Fifa precisaria rever seus conceitos a respeito da proibição de manifestações políticas nos jogos de futebol, porque, né, 2018, please! Só ela e aquele menino da Globo acreditam que é possível separar essas esferas.

Eu fico por aqui porque, assim como o carnaval, toda a copa um dia chega ao fim. Até a próxima!

15313526745b46966291f4e_1531352674_3x2_lg

Yuri Cortez/AFP

No twitter alguém reescreveu o protocolo de quem pode tocar na Taça do Mundo:

  • campeões mundiais,
  • chefes de estado
  • mainha

Yeo Moriba levanta a taça ao lado de Pogba e dos irmãos
Felipe Trueba /EPA

Helê

Update irresistível

1531499063_100926_1531501401_album_normal

GABRIEL BOUYS AFP

Cada país tem o Redentor que merece…

6 Respostas

  1. […] França campeã do mundo com os meninos pretos tudo […]

    Gostar

  2. […] escrevi o post-retrospectiva da Copa, eu usei a expressão “Black, blanc, bleur” para falar da seleção francesa. Li na […]

    Gostar

  3. Hele, muito legal os shortcut! O todo é possível! Vc manda bem pra caramba! beijus! Jus!!!

    Obrigada, amore; bom ver você por aqui.
    Beijocas,
    Helê

    Gostar

  4. Sim, sim. Foi bom, acabou; é pena. Em 14, não deu pra curtir por motivos de: melancolia. Mas, nesse ano, a velha paixão juvenil – me lembro sempre do nosso mestre gaúcho usando essa expressão numa crônica antiga, antiga, em Placar – pela Copa do Mundo ressurgiu, bem quando ninguém (em outras palavras, eu mesmo) dava mais nada por ela. No mais, grato pela referência. :)

    Ô, Rubão, que bom te ver por aqui!
    Sim, reencontrar amores juvenis tem um sabor todo especial…que bom que desta copa ficarão lembranças felizes.
    Beijão procê,
    Helê

    Gostar

  5. criei meu blog recentemente, se vc puder entrar para ler algumas coisas que eu posto e se possível dar um likezinho para ajudar a crescer, agradeço desde já.

    Visitarei sim.
    Abraço,
    Helê

    Gostar

  6. “Carnaval tem todo ano ” kkkkk
    Gostei muito do seu post, muito bem detalhado e com boas sacadas de humor

    Obrigada; volte sempre – a casa é nossa! :-)
    Aquele Abraço,
    Helê

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.