Parabólico

Quando eu era criança, Chico Buarque era trilha sonora frequente dos fins de semana, no toca-fitas do meu pai. Aprendi cedo que Chico é um dos maiores poetas que a música brasileira já conheceu, e cresci admirando seus versos, suas melodias e sua voz tímida e tão carismática.

Na adolescência, descobri Caetano Veloso, com sua exuberância erudita, suas letras tão instigantes para uma garota que estava descobrindo o mundo, seus ritmos deliciosos de cantar junto, sua presença leonina que ocupa todos os espaços.

Os dois moram no meu coração até hoje e para sempre.

Mas foi só depois de adulta que entendi que o verdadeiro gênio daquela geração é Gilberto Gil. Tanto assim que Caetano atribui a ele o fato de ter continuado na música. Conto a história de cabeça, pois não consegui encontrar no Google um registro sobre isso, mas consta que Caetano em algum momento, antes da fama, teria dito que ia desistir de tentar a carreira na música, não sei se por dificuldades financeiras ou por alguma insegurança artística. Aí Gil respondeu: se você desistir, eu paro também. Caetano pensou que não queria ser responsável por fazer o mundo perder tamanho talento (aqui já rola uma licença poética para minha imaginação, relevem) e assim ficamos com os dois.

Documentário da HBO mostra julgamento e condenação de Gilberto Gil ...
Este é o verdadeiro gênio da melhor geração de gênios que a música brasileira já teve.

Esses dias aproveitei um intervalo entre o trabalho e a faxina e assisti o documentário Refavela 40, que estava na minha lista há tempos. E está tudo lá: Gil pioneiro, poeta, um músico incrível, e dono de um charme imbatível. Esse homem é a verdadeira antena parabolicamará.

Eu costumo dizer, meio brincando, que não existe um tema sobre o qual não haja uma canção de Gilberto Gil. Confiram aí. Ele falou sobre tudo, e falou lindamente.

-Monix-

4 Respostas

  1. Também amo Gil!

    Gostar

  2. Excelente o texto sobre o Gil, reflete tudo o que penso e não sabia como dizerJosé R. Bessa O MINISTRO DA SAÚDE E OS NOVE MONSTROS. http://taquiprati.com.br/cronica/1519-o-ministro-da-saude-e-os-nove-monstros

    Gostar

  3. Gil é uma divindade

    Gostar

  4. Sim, sim, sim! Subscrevo tudo. Gil pra mim é uma entidade, quase um orixá.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: