Em busca do ânimo perdido

Tá tudo meio chato. Tudo meio assustador. Tudo meio deprimente. E esses “tudos” deixam a gente sem ânimo.

(Aliás, a palavra é bem essa mesmo. A gente costuma usar “ânimo” para falar de um estado de espírito, mas na origem a palavra significa o próprio espírito. E essa soma de coisas ruins — ou de nadas — parece estar matando o nosso espírito, não? Pelo menos é assim que eu me sinto, há uns bons meses.)

***

As últimas semanas foram particularmente difíceis nesse quesito do ânimo. Mas aprendi com a turma do Medo e Delírio em Brasília que passar raiva junto é melhor. Foi por isso que na sexta à noite, apesar de não me sentir exatamente motivada, resolvi na marra que iria à manifestação do sábado.

Na rua não teve Fla X Flu. Torcidas unidas na força do ódio.

Eu fui. E sim, passar raiva juntos é extremamente motivador.

Estou há um ano e meio em casa, durante uma pandemia fora de controle, sabendo que está tudo errado e que as coisas não precisavam ser tão desastrosas assim. Essa sensação de isolamento misturado com revolta é uma receita certa para desanimar, ou, mais exatamente, definhar. (Se você ainda não sabe o que é definhar, dá uma pausa na leitura aqui e clica no link. Depois volta aqui. Sério mesmo, essa matéria explica muita coisa.)

Estar na rua cercada por pessoas tão indignadas quanto eu teve o efeito contrário ao isolamento forçado da pandemia: foi revigorante. Não é natural para nós, humanos, estarmos longe de nossos pares, distantes de qualquer troca, alijados da vida em sociedade. Fazer parte de um grupo tão grande, tão diverso e tão potente me fez bem.

Durou pouco, é verdade. Assim como a destruição causada ao país vai demorar a ser recuperada, os danos à nossa saúde mental também não serão curados em um dia. Mas é preciso começar por algum lugar.

Então, leitores e leitoras do meu coração, fica a dica: na próxima manifestação, estejam lá. Faz bem ao país e, principalmente, faz bem para a nossa cabeça.

-Monix-

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: