Por que Duas Fridas?
Quase todo mundo que veio nos visitar nesse início já nos conhece do mundo blog, daqui e dacolá. Provavelmente por isso, ninguém perguntou porque escolhemos esse nome para nosso blog.
Ninguém perguntou, mas eu vou responder assim mesmo.
Cena 1
Não sei dizer exatamente quando foi que o quadro da Frida Kahlo capturou meus olhos e meu coração, mas um dia, a partir de uma brincadeira da Nina no Livro de Visitas do Mothern, me deu um estalo. Descobri que me identifico muito com essa mulher partida em duas, a inglesa discreta e a mexicana explosiva. O coração da Frida Vitoriana foi arrancado de seu peito, as artérias estão expostas, a Frida Mexicana está tomando conta dele, agora. Mas quem controla o fluxo do sangue, com uma pinça, é a outra.
E eu, que andava namorando a idéia do blog próprio há algum tempo, enxerguei aí o nome perfeito para essa experiência, esse encontro com um tipo de texto que eu nunca soube se era capaz de escrever.
Cena 2
A Patty Caetano, do Bloggete, mostrou em seu fotolog uma ilustração que retrata lindamente essa divisão interior, essa harmonia desarmônica entre a mulher desnudada de tudo, só o espelho para enxergar o que ela é, e a outra toda adornada, falando tanto que a gente até pensa que é para distrair a atenção do que é essencial.
E eu gostei tanto dessa gravura que agora ela está lá em casa, esperando uma moldura e um lugar numa parede nobre.
Cena 3
De repente, me deu um estalo. A Helena estava na minha casa, eu olhei para ela e vi minha sócia no blog. Iniciou-se então uma longa correspondência, como ela já mencionou em outro post, até finalmente aceitar meu convite com uma aquarela (olha só!) – mas, antes disso, ela me escreveu assim: “o nome do blog é lindo, acho que tem muito a ver com nós duas, unidas por um túnel-artéria dessa cidade apaixonante.” Naquele momento, eu tive certeza que minha escolha estava certa.
Depois foi só entregar nosso filhote para a talentosa Giu, que fez esse o antigo template, lindíssimo, à altura do quadro que nos inspirou.
E o resto vocês já sabem.
-Monix-
(publicado orginalmente em 8/6/2004, no então recém-inaugurado blogue antigo)
[…] Por que Duas Fridas? […]
GostarGostar
[…] Por que Duas Fridas? […]
GostarGostar
Eu me chamo Frida Lucia, e sempre disse que dia eu sou a Frida e noutro eu sou a Lucia, exatamente pelos sentimentos descritos na cena 1, encontrei o blog há poucos dias e já me identifiquei, hora pelo nome, hora pelo contexto….
Sejam bem-vindas :-)
Quem bom que gostou, Lucia, fique à vontade, a casa é nossa.
Aquele Abraço,
Helê
GostarGostar
Muito bacana o blog..to lendo calmamente, e estou adorando!!
VIsite-nos tambem…somos novatos por aqui!
Att…4all_magazine.
GostarGostar
É isso !!!
Legal mesmo!
GostarGostar
lindo blog!!!
parabéns!
abçs
GostarGostar