Maravilhas



Responda rápido: quais são as sete maravilhas do mundo antigo?
Rá. Demorou. Não, a Muralha da China não vale. Ela foi construída bem mais tarde. Na lista só entram monumentos erigidos pelo homem (ó, vamos parar com esses pensamentos indecentes) entre 2.500 AC e 200 AC.
Não se sabe exatamente quem teve a idéia, mas eu gosto da teoria que atribui a lista ao engenheiro grego Philon de Bizâncio. Ele teria selecionado as principais maravilhas da engenharia e arquitetura do mundo conhecido por ele, ou seja, nos países que circundam o mar Mediterrâneo. Isso explica, por exemplo, a ausência das pirâmides da América Central, que eu não conheço não mas aposto que botam no chinelo muita maravilha indo-européia. A lista de Philon serviria como guia para os viajantes, para que soubesem quais eram os lugares que realmente valia a pena conhecer.

Das sete maravilhas, só uma pode ser vista pelos viajantes do século XXI: as pirâmides do Egito. As outras não existem mais: o Farol de Alexandria, o Templo de Artemis, a Estátua de Zeus, o Colosso de Rhodes, os Jardins da Babilônia, o Mausoléu de Halicarnasso.

Aí um cara que no mínimo deve ter uma puta mania de grandeza, chamado Bernard Weber, resolveu reeditar o conceito das sete maravilhas e desde o ano 2000 está promovendo uma votação – que me parece super organizada, aliás – na internet. Eu me lembro que nos primórdios da internet discada cheguei a indicar o Cristo Redentor para a primeira rodada de votação. Isso deve ter sido há mais ou menos uns seis anos.

Depois de anos de prévias, foram selecionadas 21 obras da arqutetura e engenharia modernas entre centenas de pré-selecionadas. Vejam bem, aqui estamos falando de uma modernidade que inclui qualquer coisa mais recente que o ano 200 antes de Cristo, portanto temos desde a Acrópole até a Estátua da Liberdade. Eu já votei de novo no Cristo Redentor. Mas é que eu sou muito ufanista da minha cidade. Muito aqui entre nós, pelo critério do que faz uma maravilha ser maravilhosa, acho que há monumentos mais merecedores da glória eterna. Abafa.

Ah, agora o detalhe cabalístico pra combinar com o post aí debaixo): ainda falta um ano de votação, e o resultado final será anunciado no dia 07/07/07.

Na seqüência, aguardem a série de TV que será produzida pela Endemol (juro, tá lá no site) nas 21 cidades que concorrem com monumentos na finalíssima. Metade dos lucros obtidos com a campanha (dá para comprar o direito a mais votos) será revertido para restauração e preservação de monumentos históricos.

-Monix-

Progressiva

Ontem foi dia 04/05/06.

-Monix-

O mega-questionário – versão redux e remix da Helê

O mega-questionário – versão redux e remix da Helê

Ascendência?
Nordestino-ascendente: Paraíba por parte de pai, Alagoas do lado da mãe.

Local de nascimento?
Deus é um cara gozador/adora brincadeira
Pois pra me jogar no mundo/tinha o mundo inteiro
Mas achou muito engraçado me botar cabreiro
Na barriga da miséria nasci brasileiro
Eu sou do Rio de Janeiro

Signo e ascendente? Libra e Virgem

Fraqueza? Indisciplina

Medos? De escuro, entre outros.

Palavrão? Todos. Eu sou uma lady, pôrra.

Quer se casar? Quantas vezes quantas forem necessárias.

Já tomou um porre? Você quer por ordem cronológica, alfabética…?

Como você quer morrer?
Como diz meu rei, Veríssimo, morrer é a última coisa que eu quero que me aconteça!

Quantas vezes seu nome apareceu em jornal?
Recentemente na Folha de Londrina, em matéria sobre o Dufas :-D

Me fale sobre um talento ou habilidade que você tem e que eu ainda não vi ou descobri.
Bordo ponto e cruz bem bonitinho, viu?

O que você tem no bolso? (Ou, se não há nada no momento, que tipo de coisas geralmente estão lá?)
Mãos.

Qual o seu time, e por quê?
Flamengo. Um escolha totalmente pessoal. Porque minha infância coincidiu com uma fase áurea do time. E também porque eu era sacaneada na escola, diziam que Flamengo é coisa de pobre, de preto. No começo me envergonhei; depois passei a encarar e matar no peito: é de preto e de pobre sim, e daí? Isso com uns 8 anos, sem nenhuma influência ou apoio direto.

Se tivesse que escolher, você preferia estar com muito frio ou com muito calor?
Calor, claro. Pra quem já sobreviveu a Bangu…

Fale sobre uma banda ou talento musical obscuro e diga por que deveríamos ouvi-lo.
Fabiana Cozza. Paulistana, cantora de mpb, samba. Descobri no e-mule, parececeu-me excelente.

Em 10 anos, você se vê… (termine como quiser) Com uma filha de 13 anos!! Céus!!!!!!!

Qual sua lembrança mais antiga? Na alfabetização, tímida, de fora das brincadeiras.

Se você tivesse direito a 3 desejos, qual seria o terceiro? Mais 3, pode ser?

Qual sua canção favorita no momento? Can’t find my way home, Blind Faith.

Mostre-nos uma foto de como você era adorável quando criança.

Existe algum assunto do qual você sabe mais do que qualquer pessoa que você conheça pessoalmente?
Luís Fernando Veríssimo

O que você está ouvindo neste momento? Meus mp3s (cara, tem de um tudo!)

Irmãs ou irmãos: Um de cada

Mês favorito: Maio, lindo; e setembro, meu.

Qual a primeira coisa em que você pensa quando acorda pela manhã? Não penso, vou fazer xixi no piloto automático.

O que lhe irrita acima de tudo… Aquele momento terrível que faz com que você perca totalmente sua compostura e queira chutar, gritar e bater em algo com um porrete?
Quando alguém me diz que eu não fiz algo que eu fiz ou vice-versa.

Se você pudesse roubar algo, certo de que não seria pego, o que seria?O quadro Starry Night, de Van Gogh.

Religião? Não, obrigada.

Qual seu aparelho eletrônico favorito? E qual aparelho você gostaria de ter?
Meu computador. Mp3player de 4 Gb com rádio FM.

Helê

Mistérios

Nossa amizade é marcada por coincidências, que, numa abordagem psico-poética poderiam ser chamadas de sincronicidade, mas que no popular a gente chama de sinistras mesmo.

Desde as primeiras vezes que nos encontramos no mundo real (a gente se conheceu na blogosfera e nossa amizade digital começou alguns meses antes do chamego em carne e osso), sempre foi muito freqüente estarmos com roupas parecidas, de tonalidades próximas ou idênticas. Até sapatos semelhantes já usamos. O auge foi quando almoçamos com o mesmo modelo de blusa, uma laranja e a outra amarela.

Com o tempo, as coincidências sinistras foram se ampliando para outros setores da vida. Ultimamente tem sido comum as duas escreverem a mesma coisa, ao mesmo tempo, e enviar por e-mails simultâneos. Os assuntos gêmeos se cruzam no ciberespaço, dão tchauzinho um pro outro e aterrisam nas respectivas caixas de entrada, quase rindo da nossa cara. Dá até medo.

Outro dia foi uma música que protagonizou mais uma “coincidência”. A Monix mandou uma mensagem com uma gravação da Daúde para a canção Pata Pata, de Miriam Makeba. Enquanto a canção viajava em bites e bytes, a Helê entrou no MSN e, conversa vai conversa vem, ofereceu a mesma música para a Monix, porque achou que ela gostaria. Vejam bem: nós nunca antes havíamos falado sobre esta música, a Makeba ou a Daúde. Há que se considerar que trata-se de uma canção de pelo menos 20 anos, gravada por uma cantora pouco conhecida. Não é como as duas falarem ao mesmo tempo da nova música do Chico.

A gente ainda não entendeu muito bem o que isso significa; por ora é um bom pretexto pra mostrar essa versão de Pata Pata pra vocês no DufasDial.

Comentários são sempre bem-vindos – sobre post ou sobre a música; lá ou aqui.

Miriam Makeba, esta linda mulher que se não me falha a Wikipedia, tem 74 anos e está na ativa, em turnê pelo mundo.