Curiosamente a história desse post super carioca começa com uma Frida indo ao encontro da outra… fora do Rio. Enquanto Monix estava no ônibus rumo ao litoral norte de São Paulo, onde a Helê já havia chegado poucos dias antes, recebemos por WhatsApp, da nossa amiga paulista/carioca honorária J. uma lista de 75 carioquices que, por sua vez, J. tinha visto na página da Cora Rónai.
Era uma lista divertida, mas quando começamos a analisá-la com mais atenção (uma na praia, a outra no ônibus, viva a tecnologia etc.), percebemos que estava meio turística demais, e embora contemplasse lugares de várias partes da cidade, sempre se poderia equilibrar um pouco mais as zonas norte e sul.
Decidimos então fazer a nossa própria versão dessa lista de carioquices para comemorar São Sebastião, santo padroeiro dessa cidade que amamos apesar de tantos (a)pesares. As adaptações foram feitas a quatro mãos com colaborações preciosas dos nossos fridinhos e da Supreme Dedeia, que não podia deixar de dar seus palpites.
Vale dizer que optamos pela tradição – no caso, a nossa. A lista final contempla, portanto, lugares que nós achamos essenciais para qualquer um que queira se dizer carioca da gema. Mas fiquem à vontade para contribuir com suas carioquices do coração. Afinal, se tem uma coisa que essa cidade nos proporciona, é a possibilidade infinita de fazer listas de coisas incríveis.
Poderíamos, por exemplo, fazer uma talvez tão extensa quanto esta só sobre bares, botecos e restaurantes tradicionais. Aqui entraram apenas aqueles que são mais do que gastronomia e viraram mesmo pontos de referência do que o Rio de Janeiro é/foi/deveria ser.
(Conta aí quantos itens você já viu/fez/visitou e no final a gente te conta quem é você segundo o IFC – Índice Fridas de Carioquice.)
- Confeitaria Colombo
- Feira do Lavradio
- Jardim Botânico
- Quadra de escola de samba (ensaio ou feijoada)
- Cachoeira do Horto/Paineiras
- Fazer compras no Saara no verão
- Pôr do sol no Arpoador (bater palma é opcional, no verão é obrigatório)
- Pista Claudio Coutinho
- Teatro Municipal
- Aterro do Flamengo
Cine OdeonRoxy (tradicional, de rua e resiste)- Levar visita ao Cristo Redentor
- Grumari
- Baile charme no Viaduto de Madureira
- Lapa à noite
- Feira de São Cristóvão
- Mercadão de Madureira
- Mirante Dona Marta
- Quinta da Boa Vista (descer a grama no papelão ganha ponto extra)
- Trilha da Pedra Bonita/da Gávea
- Bondinho do Pão de Açúcar
- Esfiha do Árabe do Largo do Machado
Viajar nos trensAndar de trem- Futebol no Maracanã (show não vale)
- Escadaria Selarón
- Vista Chinesa
- Cobal do Humaitá
- MAM (dentro ou fora)
- Mate/Biscoito Globo
- Volta na Lagoa Rodrigo de Freitas
- Trem do Samba
- Biblioteca Nacional
- CCBB
- Baixos Botafogo/Gávea/Leblon
- Pedra do Sal
- Mureta da Urca
- Floresta da Tijuca
-
Bosque da BarraIlha da Gigóia - Terreirão do Samba
- Circo Voador/Fundição Progresso
- Boulevard Olímpico (incluindo os museus e outras atrações recentes)
- Santa Teresa
- Batata de Marechal Hermes
CordãoDesfile do Bola Preta- Réveillon em Copacabana
- Praia da Reserva/Poxto nove (atenção para a pronúncia carioca)
Feira livreChoro na feira de Laranjeiras- Paquetá
- Praça Paris
- Forte de Copacabana
- Parque Lage
- Igreja da Penha
- Passear de pedalinho (na Lagoa ou Quinta da Boa Vista)
- Candelária (visita ou militância)
- Andar de bondinho por Santa Teresa
-
Voar de Asa Delta e/ou parapenteVisitar a pista de salto - Museu da República ou os jardins do museu
- Carnaval na Marquês de Sapucaí (assistir ou desfilar)
- Árvore de Natal da Lagoa
- Desfilar em bloco de rua e ter histórias pra contar
Suvaco de Cristo, no Simpatia é quase amor ou na Banda de Ipanema (no Jurássico, quando era bom) - Forte do Leme
- Pastel na feira, qualquer uma (para muitos, com caldo de cana)
- Outeiro da Glória
- Praça Saens Peña
- Samba do Trabalhador no Clube Renascença
- Ir à igreja e comer uma feijoada no dia de São Jorge
- Pegar/distribuir doces de Cosme e Damião
- Passar pela Central do Brasil
- Visitar o Parque de Madureira
- Água de coco/Açaí
- Sanduíche no Cervantes
- Empada do Salete
- Roda de samba na Rua do Ouvidor
- Lamas, pelo conjunto da obra
- Ir ao banco e ao shopping de chinelo
Se você fez até 25 pontos: fique em/vá para São Paulo. Na boa.
Se você fez entre 26 e 50 pontos: Venha nos feriados, mas nem se esforce em fingir o sotaque.
Se você fez entre 51 e 70 pontos: Mermão, tu tem potencial!…
Se você fez entre 71 e 75 pontos: Cara, arrebentô! Tu é carioca merrrmo!
Feliz Dia do padroeiro pra geral!

Aix Duaix Fridaix
Filed under: O Rio de Janeiro continua lindo |
Jardins do Palácio do Catete, também conhecido como Museu da República. sem bairrismo. Incluiaê.
Já tá lá, garoto, 57! 🤦🏾♀️
Helê
GostarGostar
Faltam três coisas pra gabaritar a lista: 1. baile charme no viaduto: já fui na porta, comi várias vezes de madrugada lá em frente, mas não entrei. 2. Batata de Marechal. Obviamente já fui a Marechal mas aquela batata não me apetece. 3. Parque de Madureira: pasmem, nunca entrei.
Não creio que você não conhece o Parque! E o Charme também falta na minha lista, vamos resolver isso :-).
Bj,
H.
GostarGostar
Precisando ir a Madureira resolver unas pendências com essa lista, rsrs! Adorei, a “nossa” lista realmente ficou bem mais carioca 😉
GostarLiked by 1 person