Clássicos

Esbarrei sem querer em um post do blog da Estante Virtual que me deu aquela vontade descarada de copiar. Como eu resisto a tudo, menos às tentações, estou a me apropriar da ideia, que consiste em perguntar aos leitores:

Quais são os seus clássicos?

Lá eles restringiram a pergunta à literatura, mas aqui amplio a questão para a música e o cinema. O conceito utilizado é o de Ítalo Calvino:

“Um clássico é um livro [disco, filme] que nunca acaba de dizer o que tem para dizer”

Achei absolutamente adequada essa definição, que se encaixa perfeitamente na minha classificação – que não revelarei por ora. Invertendo o fluxo natural do blogue, fico à espera das respostas de vocês antes de explicitar as minhas (ou as nossas, se a Sócia topar a enquete).

Pense com calma, como o querido aí de baixo.

Helê

18 Respostas

  1. Tenho enorme dificuldade de eleger uma unica coisa, mas para entrar na brincadeira, vou dizer o que me ocorre agora, sem pensar muito.
    Filmr: O Porteiro da Noite (Il portiere di notte (Liliana Cavani)
    Livro: Les Amantes de Elfriede Jelinek
    Musica: amo o Chico e tantos outros, mas agora pensei em Astor Piazzolla.
    Bom, essa eh a selecao de hoje, ou melhor, de agora.

    Gostar

  2. Livro: Grande Sertão- Veredas (G. Rosa)
    Música: O que será? (C. Buarque)
    Filme: ??? não sei responder, mas road movies em geral me marcam muito…

    Gostar

  3. Ai,que difícil! mas,vamu lá.
    Harry Potter,incrível,a melhor série p/garotada,e ó,tou lendo várias,nenhuma conseguiu superar.
    Ana Terra-.Érico Veríssimo
    Disco-Mel / Maria Bethânia
    Filme-Em Algum Lugar do Passado

    Gostar

  4. Ah, muito difícil isso, gente!

    Livro: Grande sertão: veredas (Guimarães Rosa)
    Filme: Acossado (Godard)
    Disco: Construção (Chico)

    Ou não!

    Gostar

  5. E eu não resisto a uma lista das Fridas…
    Livro: Pergunte ao Pó (Fante) e A Bolsa amarela (Lygia Bojunga Nunes)
    Filme: Sempre me emociono com O Preço da Fama e A Viagem do Capitão Tornado. Depois da maternidade, Minha Vida sem Mim
    Disco: Tem que ser um punk, então, London Calling, do The Clash.

    Gostar

  6. Livro: Pride and Prejudice – Jane Austen

    Série: Harry Potter – J.K. Rowling

    Filme: To Kill a Mockingbird – com Gregory Peck

    Album: Magical Mystery Tour – The Beatles

    Song: Blowin’ in the Wind – Bob Dylan

    Gostar

  7. Vc está certa, “a única maneira de acabar com a tentação é ceder-se a ela”. E Wilde também.
    Livro: A linguaguem perdida dos quindastes.
    Filme Querelle.
    Música: Camisa Amarela
    Escritores: Caio Fernando Abreu / Fal Azevedo

    Gostar

  8. Um livro, entre tantos, seria O Estrangeiro de Albert Camus. Um filme, Era Uma Vez na América de Sérgio Leone. Uma música, Eu Sei Que Vou Te amar.

    Gostar

  9. Tô olhando pra minha estante e me perguntando qual é o livro que ainda está me dizendo alguma coisa…Grande Sertão Veredas…o livro mais clássico da minha estante emocional…Cem Anos de Solidão também…e tem os autores clássicos…Machado, Shakeaspeare, Nelson Rodrigues, Drummond e Neruda. Cinema clássico: os filmes que entendi do Godard e a maioria do Bergman. Uma obra de arte clássica: as esculturas da Camile Claudel. Música clássica: a popular brasileira.
    : ) Adoro listinhas…

    Gostar

  10. Eu gosto muito de rever filmes, tanto que às vezes nem quero ver um novo :P Mas os meus clássicos são Crime e Castigo e O Poderoso Chefão.

    Gostar

  11. Livro: Capitães da Areia e O Caçador de Pipas.

    Filme: Sociedade dos Poetas Mortos

    Música; O Quereres (Caetano)

    CD; Verde, anil, amarelo, cor de rosa e Carvão. Marisa Monte.

    Tem mais, mas????

    Gostar

  12. Isso é pessoal, muito pessoal. caramba. Não tem nem tanto a ver com a qualidade, mas mais com a relação com ele. Então lá vai:
    Livro: O Sol é para todos (To kill a mockingbird) – Harper Lee
    Filme: A época da Inocência – Scorcese
    Música: Vai Passar – Chico
    Álbum: As quatro estações – Legião

    Todos de algum momento da infância/adolescência, que é quando a gente se torna o que se é.

    Gostar

  13. Vamos la meninas,

    Fime : O vento levou
    Livro A cabala da Inveja, Nllton Bonder
    Musica : All Star com Nando Reis

    Gostar

  14. Nossa, Tina lembrou muito bem: o disco do Caetano onde ele canta ‘Maria Betânia’, pra mim é clássico. E o The Police foi e é paixão ainda.

    Gostar

  15. Os textos de Wittgenstein [que, em alguns casos, estão no limiar entre filosofia e literatura], Mulholland Drive [não sou assim fã de carterinha do Lynch, mas esse filme me desmonta], os primeiros livros do Saramago, Bob Dylan.

    Gostar

  16. Ai, não faço listas porque mudo toda hora, lembro de outras coisas e tals. Mas aí vão – livros: Servidão Humana, Pergunte ao Pó; filmes: Quem tem Medo de Virginia Woolf, todos os Poderoso Chefão; discos: Chico e Caetano, The Police (o q tem Roxanne etc), Leonard Cohen Tour ’79.

    Gostar

  17. Sonetos de William Shakespeare;

    The Shawshank Redemption (Um Sonho de Liberdade) de Frank Darabont;

    The Wall de Pink Floyd.

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.